Recife terá encontro internacional sobre masculinidade

Evento reunirá pesquisadores de vários países a fim de discutirem estudos sobre homens

por Naiane Nascimento qui, 30/03/2017 - 15:24

De 2 a 5 de abril, o Recife terá como cunho de discussão os estudos sobre homens e masculinidade. O VI Colóquio Internacional trará como tema neste ano a “Masculinidades frente às dinâmicas de poder/resistência contemporâneas: pressupostos éticos, ideológicos e políticos das diversas vozes, práticas e intervenções no trabalho com homens e masculinidades”. 

Durante a ocasião o assunto será discutido em grupos de trabalho, mesas redondas, apresentação de pôsteres, rodas culturais e lançamentos de livros sobre masculinidades, saúde, direitos sexuais, educação e violências, entre outros temas. O evento já foi realizado duas vezes no México, Colômbia, Uruguai e Chile. 

Os organizadores Grupo de Estudos sobre Masculinidades da Universidade Federal de Pernambuco (Gema/UFPE), Instituto PAPAI, IFF/Fiocruz, Instituto Promundo e MenEngage Brasil, têm o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, estudos e pesquisas. Além disso, promover o diálogo sobre princípios e efeitos éticos, estéticos e políticos da produção de práticas e de conhecimentos neste campo.

Programação

Na abertura estão confirmados nomes como Gil Casimiro, do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde; Francisco Noberto Moreira, da Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde; Amanda Lemos, de ONU Mulheres – Agência das Nações Unidas para o Empoderamento da Mulher; Douglas Mendonza, da Aliança Internacional MenEngage; Neus Bernabeu, do Fundo de Populações das Nações Unidas; e Organização Pan-Americana de Saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores