UNG dá dicas para elaborar um currículo eficiente
Saiba como organizar as informações para chamar a atenção do recrutador
O currículo é o primeiro contato que o selecionador tem com o candidato. É um documento imprescindível para solicitar, por exemplo, trabalho ou uma bolsa de estudo, contudo é de extrema importância que seja bem estruturado e possua informações precisas.
Muitos currículos são descartados pelos recrutadores, seja pela aparência do material, excesso ou falta de informações. Outro ponto importante é confirmar se o e-mail do responsável pela vaga está correto. “É necessário que verifiquemos a veracidade dos e-mails antes de enviá-los. É comum encontrarmos na internet supostos contatos de recrutadores, que na verdade não existem, ou não são realmente destinados ao departamento de Recursos Humanos da empresa”, explica o analista de carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Universidade Guarulhos, Everton Machado dos Santos. Além disso, o currículo deve ser enviado em formato de Word ou PDF sempre mantendo um padrão, anexado ao e-mail, facilitando a impressão e visibilidade do conteúdo, conclui.
Confira abaixo as dicas que o Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da UNG preparou para você conseguir a tão sonhada vaga.
1. Dados Pessoais
Possuímos informações pessoais que não precisam ser expostas no currículo como, por exemplo, o número do CPF, esse documento é de uso pessoal não sendo necessário para avaliação e triagem do seu currículo através do recrutador da empresa. Quando enviamos nosso currículo, não sabemos quem irá recebê-lo, além de ser uma informação pessoal, precisamos nos atentar quem terá acesso a ela, por isso, é recomendado que não seja mencionado.
2. Objetivo
O objetivo é utilizado para que possamos informar a empresa qual cargo temos interesse, neste caso precisamos ser claro. Exemplo: auxiliar administrativo. Muitas pessoas acabam enviando aos recrutadores uma “carta de apresentação” informando qualidades e competências, o que não é correto de se colocar, visto que esses tipos de informações perceberemos no decorrer do processo seletivo e também após sua contratação no dia a dia do trabalho.
3. Informações em excesso
Geralmente, recrutadores possuem pouco tempo para avaliar as informações no currículo, por isso, devemos sempre ser claros e objetivos. Caso determinada informação desperte interesse no recrutador, o mesmo vai pedir para que se aprofunde nela no decorrer da entrevista presencial.
4. Cursos
É necessário sempre nos mantermos atualizados no meio profissional. Apresentar nossas especializações e aptidões demonstra um ponto positivo para a empresa contratante, mas para que isso se torne mais atrativo é recomendado que a pessoa consiga comprovar essas qualificações. Neste caso, utilize o campo destinado aos cursos apenas para formações e complementações que tenham certificados comprovando a veracidade daquela informação.
5. Foto
Não é costume das empresas realizar convocações para entrevistas devido às suas características físicas, por isso, recomendamos que retirem a foto do currículo e apenas utilize quando for uma solicitação da empresa contratante.