Site divulga empregos exclusivos para afrodescendentes
Projeto da Afrobras recebe inscrições de forma gratuita. Contratantes também podem divulgar vagas sem custo
A organização não governamental Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares contam com um portal que oferece oportunidades de empregos exclusivas para afrodescendentes. Por meio do endereço virtual, o público pode consultar vagas de trabalho, bem como contratantes podem divulgar seus processos seletivos e encontrar candidatos para as funções. Tudo é gratuito.
De acordo com o presidente da Afrobras e reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente, “durante muito tempo falou-se que não se contratava jovens negros por defasagem de qualificação”. “Queremos com este projeto apresentar ao mercado de trabalho milhares de jovens negros qualificados e prontos para serem inseridos em grandes empresas. Não podemos deixar grandes talentos serem barrados em oportunidades por questões raciais”, explica Vicente, conforme informações da assessoria de imprensa.
Para destacar a importância do projeto, a Afrobras e a Zumbi trazem alguns números que expressam o cenário empregatício de negros no Brasil. Levantamento realizado pelo Instituto Ethos divulgado no ano passado diz que, entre as 500 maiores empresas do País, somente 3,4% disseram que possuem políticas com metas e ações planejadas para incentivar a inserção de negros em cargos executivos.
Ainda como exemplo, estudo do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que, em São Paulo, “mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, os negros recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que os brancos para a mesma ocupação”. “Nos Estados Unidos, os negros representam 12,6% da população e correspondem a 9,4% dos executivos em cargos de direção nas 100 maiores companhias do país, de acordo com o The Executive Leadership Council. Para uma representação de negros em cargos executivos no Brasil equivalente aos EUA, o país, que tem 52,9% de população negra (pretos e pardos segundo classificação do IBGE), deveria ter 39,5% de afrodescendentes em postos de direção, um percentual oito vezes superior aos atuais 4,7%”, informa a Afrobras.
De acordo com a assessoria de imprensa da Afrobras, além das vagas exclusivas para afrodescendentes, o portal conta com oportunidades abertas para outros públicos. Ainda segundo a assessoria, os candidatos informam se são ou não afrodescendentes durante as inscrições na plataforma. Mais informações podem ser obtidas no site.