Alunos do Ciaba dão aulas de graça em escola pública
Voluntários ajudam estudantes que sonham com o ingresso na instituição militar, em Belém
Os alunos do Ciaba (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) estão ministrando aulas de graça na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (ETEMB), em Belém, para estudantes que desejam ingressar na instituição. O PREFOMM (Projeto Efomm) existe há cinco anos e é totalmente independente e gratuito, criado pelos próprios alunos do Ciaba. Os estudantes da instituição participam como voluntários para dar aulas aos alunos que não têm condições de pagar um cursinho particular.
Rodrigo Souza é um dos coordenadores do projeto e também dá as aulas de inglês. Ele diz que, sem apoio, a maior dificuldade enfrentada é a questão financeira. “Nós temos uma Sociedade Acadêmica no Ciaba, a SAVI (Sociedade Acadêmicas Vikings), e todo aluno paga por mês um valor para essa sociedade, e uma parte é destinada para esse projeto”, informa, destacando que essa é a única fonte geradora de recursos para o trabalho.
Com o dinheiro arrecadado os alunos conseguem fazer impressão de alguns materiais. O dinheiro também ajuda na compra de produtos de limpeza para faxina da escola. “Nós temos uma parceria com o colégio, por mês nós damos um material de faxina e a escola cede o espaço para a gente”, relata Rodrigo. O coordenador diz que muitos estudantes têm potencial e que se apenas um aluno passar no processo seletivo da instituição o projeto já sentiria mostra que vale a pena. "Tem muita gente que eu vejo nas salas de aula que se dedica, e que já está tentando há anos passar no Ciaba. A única esperança, infelizmente, é o PREFOMM, por não tem condições de pagar um cursinho. Então, se um aluno só passar, todo o trabalho que eu estou tendo esse ano, de estar vindo todo final de semana dar as aulas, de procurar material e ajudar, terá sido recompensado", explica.
A aluna do Ciaba Jamile Macedo ajuda o PREFOMM dando aulas vonlutárias de inglês. Jamile está no seu primeiro ano como voluntária, mas já participava do projeto como estudante para ingressar na instituição. "Eu era aluna do PREFOMM antes de entrar no Ciaba. Então, quando eu consegui entrar, me senti na obrigação de participar dando aulas, porque foi algo muito importante para mim, me ajudou muito", conta Jamile.
A aluna explica que esse projeto é muito importante, porque ajuda várias pessoas a realizarem seu sonho de entrar na instituição. "Eu acho muito importante essas aulas gratuitas acontecerem, porque um cursinho pré-militar em Belém é bem caro, e essas aulas ajudam aquelas pessoas que têm muita vontade de estudar, mas não têm oportunidade", relata.
Kellen Morais é uma das estudantes que participam do projeto, e conta que o PREFOMM está sendo muito proveitoso. "Essas aulas estão sendo muito boas. Eu venho de escola pública, e muita coisa que eu estou aprendendo aqui eu não aprendi na escola, com certeza está me ajudando muito a conseguir realizar o meu sonho de entrar no Ciaba", diz a aluna.
Lucas Sousa já participa pela segunda vez do projeto como estudante e diz que participar das aulas é muito válido. "Já assisto desde o ano passado às aulas e sempre é muito bom, porque ao invés de eu pagar um curso muito caro, posso aprender tudo aqui", conta o estudante.
As aulas do PREFOMM 2017 começaram em fevereiro e vão ocorrer até um final de semana antes da primeira etapa da prova do Ciaba, prevista para os dias 19 e 20 de agosto de 2017. As inscrições para participar das aulas do projeto ainda estão abertas. Os alunos interessados devem preencher uma ficha no primeiro dia de aula frequentado e levar uma foto 3x4 para uma carteirinha de identificação. As aulas ocorrem apenas ao sábados e domingos, com horários de manhã (9 ás 12 horas), ou à tarde (14 ás 17 horas).
Por Leticia Aleixo.