Estudante cria aparelho que amassa 3600 latinhas por hora
O equipamento visa dar mais segurança e agilidade ao trabalho de catadores
Tarcísio Salustiano Junior é estudante do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa, na Paraíba, e desenvolveu um equipamento para amassar latinhas de alumínio com o objetivo de tornar mais rápido, fácil e seguro o trabalho de catadores desse material. No momento, o aparelho está sendo adaptado às normas de segurança.
De acordo com a coordenadora do curso, Thalita Brandão, os alunos sempre apresentam projetos muito interessantes. “No caso de Tarcísio, o equipamento de amassar latinhas já existe, mas o sistema que ele criou é completamente novo. O processo é bem mais rápido e seguro para quem trabalha com a reciclagem desse material”, destacou a coordenadora.
Tarcísio está aperfeiçoando o equipamento e quer patentear o amassador. “Em uma hora podemos chegar ao número de 3600 latinhas amassadas e tudo isso com segurança. Dessa forma, o trabalhador sai ganhando porque vai conseguir amassar latinhas em um menor tempo. Além disso, contribuímos com o meio ambiente, já que vamos retirar esses resíduos da natureza e reaproveitá-los sem perder a qualidade do material”, enfatizou ele.
LeiaJá também