Saiba como utilizar o resultado do Enem 2017
Notas do exame são exigidas em vários processos seletivos
Durante todo o ano, os estudantes que desejam vagas em cursos de graduação se preparam para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como porta de entrada para o ensino superior. Após a prova, que foi encerrada na tarde do último domingo (12), os alunos que esperam suas notas têm uma importante decisão a tomar: o que fazer com o resultado, que é aceito em vários lugares e com diferentes finalidades. Confira quais são as universidades e programas de ensino que aceitam a nota do Enem como forma de seleção de alunos e se prepare para realizar sua inscrição no curso mais adequado a você:
UPE
A Universidade de Pernambuco (UPE) destina parte das vagas ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA), no qual o estudante faz uma prova a cada ano do ensino médio, e o restante será destinado à seleção pela nota do Enem, através do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu). No entanto, o Sisu não teve o cronograma divulgado. Já o SSA realizará as provas no próxima domingo (19) e segunda-feira (20), a partir das 8h15.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso em universidades públicas de todo o país através do Sisu. Nele, os candidatos se cadastram com o mesmo login e senha usado no sistema do Enem e podem fazer buscas pelo curso e pela universidade que desejam. Os estudantes declaram o desejo de concorrer às vagas e, se estiverem dentro da classificação ao final do período de seleção, são aprovados e podem fazer a matrícula na instituição de ensino.
As datas exatas do cronograma ainda não foram definidas, mas a previsão oficial do Ministério da Educação (MEC) é que as inscrições sejam abertas em janeiro de 2018, pouco depois da divulgação das notas do Enem, através do site do Sisu.
Prouni
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo totais ou parciais em universidades privadas. Além de ter feito a última edição do Enem, obter a nota mínima de 450 nas provas e não zerar a redação, também é preciso ter renda familiar por pessoa de até R$ 2.937 por mês. O cronograma de 2018 ainda não foi anunciado. Além de atender aos critérios de renda e nota, é preciso que os candidatos tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou bolsa integral em escolas privadas, entre outros critérios.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estudantes aprovados financiam o valor integral ou parcial do curso e começam a pagar as parcelas após a conclusão da graduação.
É importante ressaltar que o Fies só financia mensalidades de até R$ 5 mil, ficando a cargo do estudante pagar o valor excedente em caso de cursos mais caros. Além disso, a votação de um projeto de lei retirou o período de carência que o estudante tinha após a conclusão do curso, tornando-se obrigatório começar o pagamento logo após a graduação. O cronograma de 2018 ainda não foi divulgado.
Universidades em Portugal
Cerca de 24 universidades portuguesas aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo de ingresso de brasileiros em seus cursos superiores. Os critérios de seleção estão listados na Portaria 436 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Universidades privadas no Brasil
O Enem também é usado para selecionar estudantes para vagas em cursos de algumas instituições de ensino privadas no Brasil. Nelas, o estudante realiza sua inscrição diretamente com a instituição, informando os dados da nota do Enem e, se aprovado, pode se matricular.
LeiaJá também