Rua da Aurora será palco de aula de história neste domingo

'Histórias que não devem ser esquecidas: 1964 a 1985' é o tema do encontro gratuito

por Nathan Santos sab, 01/09/2018 - 10:30
Divulgação/História ao Ar Livre Público pode acompanhar de forma gratuita Divulgação/História ao Ar Livre

Neste domingo (2), a saudosa Rua da Aurora, no Centro do Recife, terá um momento dedicado à educação. Em sua décima edição, o projeto “História ao Ar Livre”, idealizado pelos professores Luiz Paulo Ferraz e Rodrigo Bione, será realizado na via recifense destrinchando a temática “Histórias que não devem ser esquecidas: 1964 a 1985”.  

Gratuita e aberta ao público, a aula está marcada para 15h, ao lado do monumento ‘Tortura Nunca Mais’. Discussões, música, poesia e interação com os participantes são as atividades previstas para o encontro, que terá como convidado especial o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo César Gomes, idealizador do projeto “História da Ditadura”.

Podem participar do evento universitários, estudantes de ensino médio, professores e as demais pessoas interessadas no assunto. “Nosso objetivo é levar o ensino de história aos espaços públicos, numa perspectiva de aula mais abrangente, dinâmica e lúdica, com o uso de música e poesias”, explica o professor Luiz Paulo Ferraz, conforme informações da assessoria de imprensa. 

“Vamos tratar de algumas visões míticas que permeiam certas memórias criadas sobre esse passado, que é um dos temas mais investigados por pesquisadores brasileiros. Ainda assim, alguns setores têm menosprezado evidências históricas inquestionáveis sobe as atrocidades cometidas pelo Estado brasileiro no período”, destaca o professor Paulo César Gomes. 

A organização da aula sugere que os participantes levem cangas, esteiras ou bancos para acomodação durante a explicação. Mais detalhes podem ser obtidos na página oficial do projeto no Facebook.

COMENTÁRIOS dos leitores