Enem: assuntos para revisar em física e geografia

As duas áreas do conhecimento são cobradas nas provas de ciências da natureza e de ciências humanas; exame está marcado para ocorrer em novembro

por Nataly Simões sex, 14/09/2018 - 16:47

A menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 4 e 11 de novembro, é hora de o candidato revisar os principais conteúdos para alcançar boas notas. Física e Geografia são duas das áreas do conhecimento cobradas na avaliação, a primeira integra a prova de ciências da natureza e a segunda faz parte da prova de ciências humanas. Confira os assuntos mais recorrentes nessas disciplinas, com base nos exames aplicados entre 2009 e 2017:

Física

Em mecânica, nos últimos nove anos, caíram 19 questões de dinâmica (27%), 16 de cinemática (23%), 16 de hidrostática (23%) e nove de energia mecânica (13%). Além da incidência de temas como gravitação (6%), quantidade de movimento (6%) e movimento circular (3%). Já eletrodinâmica está em segundo lugar no nível de exigência, no mesmo período foram registradas 53 questões no Enem, a maioria sobre corrente, tensão e potência.

Geografia

Temas ambientais como energia, aquecimento global e urbanização estão entre os mais cobrados no exame. Quanto à globalização, costumam cair questões sobre cadeias produtivas mundiais e seus impactos econômicos, sociais e no mundo do trabalho. Nesse tema, é importante estudar também as perspectivas de comércio global em blocos econômicos como o Mercosul, Nafta e União Europeia.

Nas provas de ciências humanas de 2012 à 2017, os dez conteúdos mais recorrentes foram questões ambientais, globalização e blocos econômicos (15% cada), setor agrícola e agrário (12%), geopolítica (11%), geografia física (10%), urbanização (9%), questões demográficas, indústrias e transportes (8%), fontes de energia (7%) e cartografia (5%).

Confira também os assuntos para revisar em filosofia e sociologia.

COMENTÁRIOS dos leitores