No Dia Nacional do Surdo, ENEM ganha videoprova em libras

Ação do Inep permitirá que surdos e deficientes auditivos estudem pelas provas anteriores no mesmo formato em que ela é aplicada

por Marília Parente qua, 26/09/2018 - 20:49
Reprodução/Youtube Em 2017, o Inep passou a oferecer a videoprova em Libras Reprodução/Youtube

No Dia Nacional do Surdo, a comunidade estudantil com deficiência auditiva ganha uma excelente notícia. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que, de agora em diante, disponibilizará a videoprova em Libras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu portal, como já faz com a prova regular. A iniciativa permitirá que surdos e deficientes auditivos estudem pelos exames anteriores no mesmo formato em que ele é aplicado.

No momento, os vídeos com os enunciados e opções de respostas da videoprova de 2017 podem ser acessados pela playlist Enem em Libras do perfil do Inep no Youtube. Com o fornecimento do material no próprio portal do Inep, dotado de uma interface similar à da utilizada na videoprova do ano passado, será possível assistir o vídeo das questões e conferir o gabarito, caso seja da vontade do usuário. O novo recurso passará a ser oferecido ainda em setembro. 

A inclusão tem sido uma das maiores bandeiras do ENEM. Em 2017, o Inep passou a oferecer a videoprova em Libras e escolheu o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” como mote da redação do ENEM. 

COMENTÁRIOS dos leitores