Saiba como dar um 'upgrade' na sua carreira em 2019

Especialistas dão dicas sobre as principais formas de dar um upgrade profissional e se destacar no mercado de trabalho

por Fábio Filho ter, 01/01/2019 - 10:01
Pixabay Investir em pós-graduação é importante Pixabay

Com a chegada do ano novo, os planos para 2019 já começam a surgir. Profissionais de diversas áreas de atuação buscam maneiras de alavancar sua carreira e melhorar seus rendimentos. Especialistas dão dicas sobre as principais formas de dar um upgrade profissional e se destacar no mercado de trabalho.

Os investimentos nos estudos ainda vêm sendo a maneira mais procurada pelos profissionais formados para se especializar. Levantamento realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC) aponta que o Brasil tem 122.295 estudantes de pós-graduação, dos quais 76.323 são de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 cursam doutorado.

Para o diretor adjunto de pós-graduação do Grupo Ser Educacional, professor Tibério Praxar, o profissional que deseja crescer na carreira precisa se formar com qualidade efetiva e prática, além de ter conhecimento teórico vasto. Praxar ressalta que investimento em pós-graduações é de suma importância para qualificação do profissional.

“O indicado hoje é investimento em pós-graduações, várias pós-graduações em diversas funções, pois os profissionais precisam ter uma amplitude dos conhecimentos das funções que o cercam e a pós-graduação é um ensinamento mais pragmático, é o mercado dentro da sala de aula. Saímos da era da empregabilidade para a era da trabalhabilidade. Trabalhabilidade é a capacidade de resolutividade e o mercado procura por isso”, pontua.

Ainda segundo o docente, uma visão técnica do mercado de trabalho é essencial para identificar de quais maneiras o cenário mercadológico se comporta. “É recomendável também a ajuda de um profissional em carreiras, contratar um coach que vai ajudar na questão comportamental diante do ambiente de trabalho, ou um mentor, que vem com dicas mais técnicas do cenário mercadológico”, conclui.

Programação de carreira

Estabelecer metas é essencial para os profissionais que desejam alavancar sua vida profissional em 2019. O coach e programador neurolinguísta, Jonnath Monteiro, destaca que é preciso realizar um planejamento de carreira onde essas metas se tornam viáveis para assim, serem alcançadas a curto ou longo prazo.

“A primeira coisa é pensa em metas, no que você quer para sua carreira nesse ano que se forma ou nos próximos dois, três, quatro, cinco anos. Comece a pensar desta forma, em onde você quer chegar, qual é o seu foco principal, se esse foco é real, se é possível. Não adianta você ficar fazendo planejamento e pensando em uma meta que não dá para alcançar, isso pode acabar te frustrando depois. Pense em uma meta que seja possível de você administrar em sua carreira”, aconselha.

Para Monteiro, o trabalho do profissional deve dar resultado. O coach aponta que o foco nas metas programadas precisa andar de mãos dadas com os resultados. “As metas precisam ter foco e resultado. É preciso analisar se essa meta está clara, se tem programação, ela tem que ter data, hora, dia, ela tem que ter forma e tem que saber onde é que essa meta vai acontecer, como ela vai acontecer e quais são os passos que você vai trilhar para chegar nessa meta”, ressalta.

Hábitos de rotina

A rotina no ambiente de trabalho também influencia diretamente no rendimento das atividades realizadas pelo profissional. A empresária e escritora Margaret Heffernan demonstra, em seu livro “O poder das pequenas mudanças”, publicado pela Editora Alaúde, como pequenos hábitos rotineiros podem otimizar o tempo e a qualidade dos serviços.  

Margaret afirma que tirar proveitos dos erros cometidos durante a execução de algumas tarefas podem servir para aprendizado e crescimento profissional. A escritora ressalta que a forma de encarar os erros pode ser feita de maneira positiva e produtiva. Ainda segundo Margaret, o debate de ideias é essencial para o bem-estar no ambiente de trabalho e para o funcionamento de todas as tarefas realizadas pelo conjunto da empresa. A escritora destaca que “perguntas melhores, decisões melhores”.

COMENTÁRIOS dos leitores