Emoção marca a divulgação do listão da UPE

O resultado do vestibular seriado de seleção da instituição foi liberado nesta terça-feira (15)

por Juan Gouveia ter, 15/01/2019 - 15:14
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Entre abraços, lágrimas, gritos de alegria e um sentimento de dever cumprido, centenas de inscritos foram até a Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) para conhecer o resultado do Vestibular do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O listão foi fixado no pátio do prédio. Logo depois das 11h da manhã a correria foi grande para checar o nome na lista.

Os olhos atento a lista traduziram anos de dedicação e empenho para conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Chegando trinta minutos antes da abertura dos portões, Isabela Pinheiro, de 17 anos, detalha que estava sem esperanças de ter o nome na lista. “Eu estou até agora sem acreditar. A ficha só caiu aqui quando li. O ano foi de intensa preparação foi muito estudo, muita agonia”, finaliza a aprovada no curso de direito.

Abraçada a sua mãe, com o rosto cheio de lágrimas e rosto pintado, Nathália Ribeiro, de 17 anos, foi uma das aprovadas no curso de medicina da instituição. Para ela, a escolha do curso foi uma incógnita. Mas, mesmo assim, acreditou no seu sucesso. "O dia a dia foi durante todo o ano foi muito corrido, a gente tem que estudar muito e se dedicar ao extremo. Demorei muito para ter a certeza que medicina era meu curso, mas tenho a certeza agora que escolhi o curso certo”, explica a fera. A administradora Juliane Pinheiro que acompanhava a sua filha destaca: “a emoção é grande. Ela estudou muito e merecia essa aprovação. Estou aqui emocionada, querendo chorar. Muita gratidão a Deus.”

Seguindo a tradição de cortar os cabelos e raspar as sobrancelhas, os feras exibiam orgulhosos as marcas da conquista. Entre eles, Luan Filipe, que conquistou o primeiro lugar no curso de medicina através do sistema de Ações afirmativas, explica a chave para a conquista: “Não teve segredo para conquistar o primeiro lugar. É só estudar e me esforçar. Estudei muito, várias noites sem dormir. É muito bom essa sensação de esforço que vale a pena.”

Ainda entre os que conquistaram a vaga, Beatriz Antônia, 17, foi aprovada no curso de engenharia elétrica eletrotécnica, estava dividindo a alegria junto com a sua mãe a avó. “Eu nunca tive uma sensação tão única”, explica emocionada Maria Dolores. Beatriz complementa a fala da avó dizendo: “Aqui é uma coisa que eu sempre quis. Desde o sexto ano eu sonhava em cursar engenharia. Estou em êxtase. Não sei o que dizer”.  “Ela é meu orgulho", complementa Débora Mira, mãe da fera.

O SSA

No processo seletivo de 2019, ao todo, são oferecidas 1.740 vagas. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.  As provas aconteceram nos dias 18 e 19 de novembro de 2018 e teve 11.157 inscritos.

O listão com os selecionados já está disponível para consulta. O desempenho individual no sistema de inscrição e a lista de possíveis remanejáveis será disponibilizado até o dia 21 de janeiro. O acesso aos espelhos das redações corrigidas poderá ser feito a partir de 15 de março.

COMENTÁRIOS dos leitores