ONU concede bolsas de estudos para afrodescendentes

O objetivo é promover a melhoria dos direitos humanos no que diz respeito aos povos afrodescendentes

por Francine Nascimento qui, 04/04/2019 - 12:25
Divulgação/ ONU Inscrições até 30 de abril Divulgação/ ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com inscrições abertas para o Programa Anual de Bolsas de Estudos para Pessoas Afrodescendentes. O programa acontece no escritório do alto comissariado para os direitos humanos, em Genebra.

O programa é considerado uma das principais atividades desenvolvidas pela ONU entre a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2015-2024) e, tem como objetivo melhorar a situação dos direitos humanos no que diz respeito aos povos afrodescendentes em todo o mundo.

Os temas abordados no programa serão: direito dos direitos humanos, formas de discriminação racial, acesso à Justiça, ‘perfilamento racial’ (racial profiling), entre outros. Os bolsistas terão a oportunidade de aprender sobre instrumentos e mecanismos legais antirracismo da ONU que promovem capacitação para combater o racismo e a discriminação racial, bem como contribuir na proteção e promoção dos direitos humanos.

Para participar, os candidatos devem ter conhecimentos em inglês ou francês, terem no mínimo 4 anos de experiência profissional na área de promoção de direitos afrodescendentes e precisam fazer parte de alguma organização que trabalhe com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias.

O programa tem duração de 3 semanas e será realizado entre os dias 25 de novembro a 13 de dezembro de 2019, em Genebra, na Suíça.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril. Os interessados devem enviar um email africandescentfellowship@ohchr.org, com a seguinte documentação: currículum vitae; Formulário de Inscrição devidamente preenchido e escaneado; um texto de no máximo 500 palavras no qual o candidato vai falar sobre sua motivação para a inscrição e como usará o conhecimento adquirido para promover os interesses e direitos dos afrodescendentes; cópia do passaporte.

Outras informações podem ser conferidas no site.

 

COMENTÁRIOS dos leitores