IFPE lança vestibular 2019.2 com novidades

As inscrições devem ser realizadas até 9 de junho

por Francine Nascimento ter, 14/05/2019 - 14:42

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, na manhã desta quarta-feira (14), todos os detalhes do vestibular 2019.2, que nesta edição contará com algumas novidades. Entre elas, o aumento do percentual de vagas voltadas aos participantes da rede pública, que passará de 50% para 60%.

A ampliação se dá com base nas análises dos dados do IBGE, que fez com a instituição concluísse que a população jovem que se enquadraria no sistema de cotas, seria 60%. Segundo a entidade, observou-se também um número crescente de estudantes da rede pública nas realizações passadas da seleção.

Para concorrer às vagas destinadas aos cotistas, não basta apenas estudar em escola pública, como explica a presidente da Comissão de Vestibulares e Concusros (Cvest), Thamiris queiroz. “O candidato que se enquadra nesses 60% são estudantes que vieram da rede pública e cursaram de forma completa o ensino médio ou o ensino fundamental”, afirma.

Como funciona?

De acordo com Thamiris Queiroz, o candidato que optar pelos cursos técnicos subsequentes ou superiores tem que ter cursado todo o ensino médio em escola pública. Já para os cursos técnicos integrados, o candidato deverá ter estudado todas as séries do fundamental na rede pública.

 

Outra novidade é a oferta de mais três novos cursos de graduação. O curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, nos campi Garanhus e Paulista; engenharia mecânica, no campus de Ipojuca; engenharia de software, no campus de Belo Jardim.

As inscrições têm início nesta terça-feira (14) e seguem abertas até 9 de junho, diretamente no site da Cvest. A taxa de inscrição custa R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. O pagamento da taxa deve ser realizado até 10 de junho.

Confira outras informações no edital.

 

COMENTÁRIOS dos leitores