Professor causa polêmica com ‘Black Face’ em escola no ES
Caso gerou polêmica entre os internautas depois que a escola publicou fotos da festa junina de alunos e professores
Uma festa junina sediada em uma escola do Espiríto Santo gerou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (26), após uma foto de um professor caracterizado de "Nêga maluca" ter sido divulgada nas redes do colégio. Segundo alguns internautas que comentaram a postagem, o educador teria sido racista ao praticar 'Black face'.
Black face é uma expressão que surgiu nos EUA para se referir a pessoas brancas que se fantasiam de personagens negros de forma exagerada. Os atores norte-americanos se coloriam de preto e aderiam a vestes e posturas extravagantes em peças de teatro. Ná época, a presença dos negros em espetáculos teatrais era mínima em função da segregação racial. Ao longo dos anos, esse modo de atuação passou a ser considerada por muitos grupos negros como sendo uma maneira racista de representar a figura do afrodescendente.
A discussão sobre o caso do colégio capixaba foi além da postagem no Instagram. Mesmo o centro educacional tendo apagado a publicação, alguns internautas reproduziram a foto e divulgaram no Twitter, cobrando um posicionamento da escola.
O LeiaJá entrou em contato e está aguardando a posição da escola para saber a sua versão.
(Reprodução/Twitter)
Reprodução/Twitter