Cursos de qualificação profissional tem 30 mil vagas em SP
Cursos também auxiliam na elaboração de currículos e preparação para processos seletivos
Até março deste ano, o número de desempregados na região metropolitana de São Paulo beirava 1,9 milhão de pessoas, conforme pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e do Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Seade-Dieese). Muitos que procuram recolocação no mercado de trabalho acabam ficando sem a vaga pelo fato de não estar habilitado para assumir uma determinada função, entretanto os Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) da Prefeitura de São Paulo disponibilizam 30 mil vagas para qualificação profissional. Os cursos acontecem todas as quartas-feiras nas 24 unidades do CATe e auxiliam na elaboração de currículos e preparação para processos seletivos.
No Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), em 2018, foram qualificadas mais de 4.300 pessoas em cursos não regulares de gastronomia e outras atividades na área. Para o próximo dia 17 de julho está programada uma Oficina de Bolo Caseiro, na unidade Vila Maria.
Na área de saúde, a referência é a Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, na Cidade Tiradentes. Para 2020, as inscrições serão abertas para cursos como Gerência em Saúde, Hemoterapia, Cuidados de Idosos, Farmácia, Saúde Bucal, Análises Clínicas e Gerontologia. No mesmo bairro, há o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), com o curso de Moda e Costura. São 85 vagas por turma, com novas inscrições programadas para 19, 20 e 21 de agosto.
Nos Centros da Mulher e nos Centros de Cidadania LGBTQI+ também é possível buscar qualificação profissional nos segmentos de estudo e empregabilidade. A Rede UniCeu disponibiliza oportunidade de especialização em diversos cursos. Em convênio com algumas instituições, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), forma cerca de 11 mil pessoas a cada seis meses. Há cursos na área de alfaiataria, panificação, desenho mecânico, segmento administrativo, entre outros.
Para quem deseja empreender, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) oferece cursos de Marketing & Comunicação e Fluxo de Caixa.