Exército abre inscrições para o vestibular IME 2020

Ao todo, são 93 vagas para Oficiais da Reserva e Oficiais da Ativa

por Francine Nascimento qui, 18/07/2019 - 13:31
Pixabay Pixabay

Teve início nesta quinta-feira (18), as inscrições para o vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME), que está disponibilizando 93 vagas para o ingresso no cargo engenheiros militares. Este concurso é composto por dois editais, nos quais o primeiro destina-se a 27 vagas para os  Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) e o segundo oferta 71 oportunidades para Oficiais da Ativa (CFG/ATIVA). As inscrições para ambos seguem até 22 de agosto.

Para se candidatar ao concurso, o participante deve ter no mínimo de 16 anos de idade e no máximo 22. Também precisa já ter concluído o ensino médio em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Do primeiro edital para Oficiais da Reserva, as 71 vagas são distribuídas em: 57 pa a ampla concorrência e 14 para candidatos negros. Já o edital de Oficiais da Ativa, das 27 vagas, 22 são para direcionados à ampla concorrência e 5 são para negros. 

Cursos de engenharia oferecidos

Os interessados em seguir carreira como engenheiro militar podem atuar nas áreas de: engenharia civil, engenharia eletrônica, engenharia elétrica, engenharia mecânica e armamento, engenharia química e engenharia da computação.

Processo seletivo

A seleção é composta por uma prova intelectual que terá questões objetivas de matemática, química, física, português e inglês. Na segunda fase, os jovens passarão por exames de saúde que também envolvem inspeções de aptidão física do candidato. As provas intelectuais serão aplicadas no dia 15 de outubro, conforme consta no edital.

Para se inscrever no site do IME até 22 de agosto. No ato da inscrição é cobrada uma taxa no valor de R$ 100,00. O período de matrículas está previsto para fevereiro de 2020.

Edital Oficial da Reserva

Edital Oficial da Ativa

 

COMENTÁRIOS dos leitores