Estudo aponta criação de 24,5 mil estágios até setembro
Número de oportunidades para universitários é 9,2% maior na comparação com 2018
No Brasil, o momento é favorável para quem busca por uma vaga de estágio. Um estudo do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), divulgado na segunda quinzena de julho, aponta que entre agosto e setembro serão abertas 24,5 mil vagas de estágio.
Para os universitários, o número de vagas é 9,2% maior se comparado com o mesmo período em 2018. Em outros segmentos estudantis, o aumento foi de 7,5% nas vagas e, por isso, deve beneficiar tanto os estudantes de nível médio ou técnico, quanto quem está na faculdade.
Mesmo com esta evolução nos números, a falta de investimento das empresas ainda preocupa os especialistas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 17,6 milhões de estudantes, apenas 1 milhão estão estagiando.
Com o fim das férias escolares, quem quiser concorrer às vagas deve aproveitar o momento, como ressalta o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci. "Quem busca a primeira experiência profissional deve entender os benefícios de procurar um estágio para a construção da carreira, pois esse é o melhor jeito de conciliar o conteúdo aplicado em sala de aula com a prática do universo empresarial", explica Mencaci.