Escola do Recife recebe oficina de Literatura de Cordel
Projeto tem como objetivo trabalhar a poesia e o cordel, promovendo hábitos de leitura
Entre os dias 19 e 23 de agosto, a escola Rotary Estadual de Nova Descoberta, localizada na Zona Norte do Recife, recebe o "Projeto Cordel: novos tempos, novos leitores". As atividades, destinadas a estudantes com faixa etária superior a 14 anos, tem como objetivo trabalhar a poesia e o cordel por meio de práticas que motivem a leitura e possam difundir a cultura popular do cordel.
O projeto, criado pelas professoras e pesquisadoras Shirley Rodrigues e Eulina Fraga, conta com uma oficina que promove atividades que irá abordar temas como contexto histórico do cordel, técnicas de produção de textos de cordéis, métrica e rima, técnicas da xilogravura, entre outros. Os estudantes também irão fazer suas próprias produções.
Alunos que possuem deficiência auditiva e visual, irão participar das atividades com o auxílio de uma professora de braille/libras para cada turma. “Por trabalhar com a realidade, cada participante pode sentir-se parte da história, o que contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem. Por isso, queremos que todos participem”, destaca Shirley.
A Escola Municipal Nadir Colaço, localizada no bairro da Macaxeira e a Escola Municipal Ernesto Queiroz, em Custódia futuramente também receberão o projeto.