UFPE tem 24 bolsas de iniciação científica cortadas

As bolsas suspensas atingiram os três programas institucionais associados à iniciação científica

por Camilla de Assis qua, 21/08/2019 - 16:40
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) suspendeu 24 bolsas de iniciação científica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pela instituição. As bolsas suspensas atingiram os três programas institucionais associados à iniciação científica. 

Ao total, foram descontinuadas oito bolsas ligadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), sete do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e nove do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Segundo informações da UFPE, a suspensão, que atingiu todas as instituições de ensino e pesquisa realizadoras de iniciação científica em associação com o CNPq, ocorreu no dia 15 de agosto, no prazo que as instituições dispunham para cadastrar os novos bolsistas.

De acordo com nota divulgada pelo CNPq, a suspensão foi aplicada devido a falta de recursos orçamentários para manutenção do total de bolsas de iniciação científica destinadas aos alunos vinculados aos programas. Até então, não existem informações sobre a manutenção das bolsas do CNPq nos meses seguintes. As bolsas cortadas estavam vagas e ainda seriam preenchidas.

COMENTÁRIOS dos leitores