Já no local de prova, candidatos do Enem mostram otimismo

Apesar da grande concorrência do Exame, estudantes que chegaram cedo aos pontos de aplicação demonstraram esperança por um bom resultado

por Nathan Santos dom, 03/11/2019 - 09:21
Nathan Santos/LeiaJáImagens Nathan Santos/LeiaJáImagens

Em uma jornada regada a educação e sonhos, estudantes de todo o Brasil iniciam, neste domingo (3), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com mais de 5 milhões de inscritos, o processo seletivo é o principal canal de acesso às universidades, além de ser utilizado em concursos públicos e para ingresso em universidades portuguesas. 

Neste primeiro dia de provas da edição 2019 do Enem, os candidatos respondem 90 questões distribuídas em Linguagens, Ciências Humanas, além da redação. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), área central do Recife, um dos principais pontos de aplicação de prova no Estado, candidatos que chegaram cedo revelaram suas expectativas para o Exame. Em Pernambuco, os portões dos prédios de realização do Enem abrem ao meio dia e fecham às 13h, enquanto o início da seleção está marcado para 13h30.

Nataly Sabino, de 27 anos, almeja aprovação no curso de direito. Esta é a terceira vez que faz o Enem. Em entrevista ao LeiaJá, a candidata se mostrou confiante na aprovação e fez uma aposta para o tema da redação.

 

“Me preparei o ano todo e estou confiante que vou passar. Fiz cursinho, foi muito estudo, até de madrugada. Também tive que conciliar com a criação da minha filha. Sobre o tema da redação, aposto no sistema prisional”, disse a estudante, por volta das 9h, em um ponto de aplicação no Recife.

Aos 20, Ronaldo Romão Batista chega ao seu segundo Enem. Morador do bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, o candidato mira aprovação na graduação de matemática. “Me identifico muito com a matéria, gosto de números”, comentou. No que diz respeito à prova, o estudante não espera muitas dificuldades.

“Minha preparação foi intensa, tenho estudado desde janeiro. Não espero uma prova difícil. Não aposto tema para a redação, porque é muito difícil arriscar um tema”, comentou Ronaldo.

Em 10 de novembro, os estudantes vão encarar a segunda parte do Enem 2019. Ciências da Natureza e matemática são as próximas áreas da prova. O gabarito oficial apenas será divulgado no dia 13 de novembro.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores