Sisu: veja quando a UFPE deve soltar pesos e notas mínimas
Sistema de Seleção Unificada usa notas do Enem para ingresso em universidades públicas
Após as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as atenções dos estudantes se voltam para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Por meio dele, os candidatos podem ingressar nas principais universidades públicas do País. Os resultados individuais do Enem estão previstos para janeiro do próximo ano, assim como a publicação do edital 2020 do Sisu.
Algumas instituições de ensino já divulgaram seus quantitativos de vagas para a edição 2020 do Sisu. Uma delas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que prevê mais de 8,7 mil oportunidades. Já a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dispõe, ao todo, de 7.872 vagas.
Outra importante instituição de ensino participante do Sistema, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda não anunciou quantas vagas oferecerá para o processo seletivo de 2020. No entanto, após questionamentos do LeiaJá, a UFPE informou um prazo previsto para a divulgação das oportunidades e de outras informações relevantes sobre o certame.
“A UFPE só vai se pronunciar quando as resoluções e o Edital de Matrícula relativos ao processo Sisu forem divulgados. As resoluções tratando das vagas, critérios de inclusão regional (cursos de Caruaru e Vitória) e pesos e notas mínimas devem ser publicadas até a primeira quinzena de dezembro. Já o Edital de Matrícula está atrelado ao cronograma do Sisu que ainda não foi divulgado pelo MEC”, comunicou a Universidade.