SP inscreve jovens e adultos no Ensino Médio a distância

As matrículas e as aulas são gratuitas; para participar, não há limite de vagas e não é necessário participar de processo seletivo

por Alex Dinarte qua, 15/01/2020 - 17:15
Ernesto Eslava/Pixabay A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Paula Souza permite que paulistas maiores de 18 anos concluam o nível médio Ernesto Eslava/Pixabay

Estão abertas até 28 de janeiro as inscrições gratuitas para o Ensino Médio a distância, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Paula Souza (CPS). Neste modelo, as aulas são ministradas em uma plataforma de ensino online e apresentam uma alternativa para quem ainda não conseguiu concluir o nível médio. Para ter acesso ao conteúdo, não é necessário participar de processo seletivo.

Para efetivar a matrícula na modalidade Ensino a Distância (EAD), é necessário ter mais de 18 anos e apresentar certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Na hora da inscrição, um pré-cadastro deve ser preenchido no site https://www.cps.sp.gov.br/ . A próxima etapa é o encaminhamento de cópias autenticadas da documentação via Correios.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o material didático inclui agendas de estudo com vídeos, textos e exercícios com correção comentada para prática do aluno. O conteúdo está dividido em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Um curso de Língua Espanhola também é oferecido como disciplina opcional. O aluno termina o curso após aprovação nos exames presenciais e recebe o certificado de conclusão. As provas são aplicadas em três oportunidades durante o ano letivo em quatro Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): São Paulo (Capital, no bairro Bom Retiro), Fernando Prestes (Sorocaba), Bento Quirino (Campinas) e Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto).

A conclusão do nível médio é indispensável às pessoas interessadas em dar sequência aos estudos em cursos disponíveis em entidades das redes de ensino público e privado.

COMENTÁRIOS dos leitores