Covid-19: Sebrae dá dicas para negócios resistirem à crise
Crise é ocasionada principalmente devido a um problema de caixa
Diante do contexto atual de crise econômica causada pelo novo coronavírus, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou um grupo de soluções destinadas ao atendimento de donos de negócios. Segundo o gerente de relacionamento com o cliente da instituição, Enio Pinto, a crise pode significar uma ocasião para o investidor elaborar respostas arrojadas, que colaboram com o desenvolvimento e a qualificação do negócio.
“No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise”, declara o especialista do Sebrae.
De acordo com Enio, a crise é ocasionada principalmente devido a um problema de caixa. Conforme as pessoas se veem obrigadas a transitarem menos e abstém-se de sair de casa, a aquisição de produtos e serviços está propensa a ter uma queda considerável. “Se o problema é de caixa, a gente precisa buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro”, diz ele.
Veja, a seguir, cinco dicas do Sebrae para alavancar as vendas e diminuir os custos no período de crise:
1 - Uso de mídia sociais
No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais, como Instagram e Facebook.
2 - Plataformas de vendas online
Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.
3 - Aplicativos de delivery
Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Nesse caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada. No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo coronavírus. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.
4 - Avalie seus custos
É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.
5 - Negocie com seus fornecedores
Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.