Curso de alfabetização do MEC tem mais de 2 mi de acessos
O curso faz parte do programa ‘Tempo de Aprender’
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (8), que o curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização do programa ‘Tempo de Aprender’ já registrou mais de dois milhões de acessos.
De acordo com a Secretaria de Alfabetização (Sealf), até o momento, 205.115 pessoas já se inscreveram na capacitação. Mais de 3,4 mil municípios já aderiram ao programa, o que representa quase 62% das cidades brasileiras.
Lançado em fevereiro deste ano e baseado na Política Nacional de Alfabetização (PNA), o Programa Tempo de Aprender tem o objetivo de enfrentar as principais causas das deficiências referentes à alfabetização no país, levando em consideração políticas públicas exitosas nacionais e estrangeiras.
O conteúdo do curso é voltado aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes, mas também pode ser acessado gratuitamente por toda a sociedade, independentemente da adesão dos entes federativos. O material está disponível na plataforma Avamec, ambiente virtual de aprendizagem do ministério. Importante pontuar que a pessoa inscrita irá contar com conhecimento alfabético, fluência, vocabulário, compreensão e produção escrita.
Destinado à pré-escola e aos 1º ano e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital, o programa possui dez ações, estruturadas em quatro eixos: formação continuada de profissionais da alfabetização; apoio pedagógico; aprimoramento das avaliações; e valorização dos profissionais.
Para os entes federativos se beneficiarem de todas as ações do programa, é necessário realizar a adesão, por meio de formulário eletrônico. A adesão pode ser realizada até o dia 30 de junho.