Professora da RMR brilha no Prêmio Educador Nota 10

Mirtes Ramos dos Santos Melo está entre os dez vencedores da premiação

por Ruan Reis seg, 20/07/2020 - 19:46

O Prêmio Educador Nota 10, que premia professores e gestores da educação básica do país, divulgou, nesta segunda-feira (20), no programa 'Encontro com Fátima Bernardes', da TV Globo, os dez vencedores da edição deste ano. Entre os escolhidos está Mirtes Ramos dos Santos Melo, professora da Creche Municipal João Eugênio, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Projeto desenvolvido pela professora - natural de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife - que trabalha com crianças de 2 a 3 anos, "Aprendizagens das crianças: maravilhamento e experiências" utiliza alguns materiais simples como papéis, caixas, panelas, copos, colheres de pau e bule para estimular e convidar as crianças, de forma criativa, a buscar aprender cada vez mais.

"Mirtes percebeu o encantamento e a ação delas diante de materiais simples dispostos de forma convidativa à interação. Papéis e caixas foram os primeiros elementos na sequência de atividades semanais planejada pela professora, que preparou uma instalação na sala com papéis higiênicos pendurados no teto. A brincadeira de puxar, pular e olhar para cima começou. Quando tudo veio ao chão, algumas crianças se enrolaram tal qual esculturas vivas de papel, enquanto outras observavam pelo buraco do cone de papelão. Em outras ocasiões, panelas, copos, colheres de pau e bule estimularam batucadas na sala ou viraram utensílios no parque – ali descobriram que as tampas apertadas na areia formam desenhos inusitados. Flores e frutas, como as do jambeiro da creche, se tornaram tema de investigação. As crianças ainda exploraram o corpo e o movimento correndo entre lençóis, brincando com bacias e sacos com água. Coisas simples, mas que abrem muitas possibilidades de experimentação", detalhou a organização da premiação.

Como uma das vencedoras, além da satisfação pelo projeto desenvolvido com os pequenos, Mirtes ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil e segue na disputa pelo título de Educador do Ano.

"A vivência das crianças de entrar, sair, rasar, puxar, sentir o leve, o pesado, perceber que com ajuda do colega conseguimos resolver situações, me deram a certeza de que movimento também é pensamento, é aprendizagem", disse, ao concurso, a educadora Mirtes.

COMENTÁRIOS dos leitores