Site de recrutamento lança ferramenta de declaração racial

Segundo o 'Vagas.com.', a ideia é tornar os processos seletivos mais inclusivos

por Lara Tôrres seg, 27/07/2020 - 16:25
Pixabay . Pixabay

O site de anúncio de postos de trabalho e recrutamento de profissionais 'Vagas.com' anunciou, nesta segunda-feira (27), uma ferramenta de declaração racial para empresas e candidatos, com o objetivo de aumentar a inclusão de concorrentes negros nos processos seletivos. De acordo com a plataforma de seleção, as empresas que cadastram oportunidades de trabalho interessadas na ferramenta devem assinar um termo de responsabilidade para ter acesso à informação racial dos postulantes às vagas. 

Os candidatos, por sua vez, só terão que preencher um formulário de autodeclaração no currículo do site. A informação não é obrigatória, mas permite que as empresas signatárias do termo de responsabilidade busquem pelos candidatos com determinado perfil étnico para dar mais diversidade aos seus processos seletivos. 

Já as empresas que desejarem buscar currículos de candidatos autodeclarados negros devem acessar a plataforma de recrutamento e seleção do site e procurar a aba de triagem de currículos. Lá, onde é possível traçar um perfil desejado para a vaga, será possível incluir informações sobre raça (branco, amarelo, preto, pardo ou indígena).  

"Antes as empresas só descobriam a ausência ou baixa participação de profissionais negros no momento das entrevistas, e raramente reiniciavam as etapas anteriores para corrigir o erro. Além disso, para aquelas companhias interessadas em criar processos afirmativamente inclusivos, surgia a dúvida: mas onde encontro essas pessoas?", explicou o integrante do comitê de Diversidade e Inclusão da VAGAS.com, Renan Batistela, conforme informações da assessoria de imprensa da empresa.

LeiaJá também

--> Ambev divulga seleção de estágio só para candidatos negros

--> 'Escrevivências’: mulheres negras exaltam suas raízes

COMENTÁRIOS dos leitores