Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa segunda

Durante o evento, que será coordenado em Pernambuco pelo Espaço Ciência, várias instituições repetirão experimento provando que a Terra não é plana

por Lara Tôrres qua, 14/10/2020 - 16:19
Freepik . Freepik

A partir da próxima segunda-feira (19),  das 10h até o dia 23 de outubro, será realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que busca integrar o País inteiro em atividades de popularização da ciência.

Em Pernambuco, o Espaço Ciência - Museu Interativo de Ciência/SECTI-PE coordena as ações da semana, auxiliando polos de atividades (instituições de ensino, prefeituras e Gerências Regionais de Educação) que têm programações próprias, mas participarão de ações integradas. Em uma delas, os participantes vão reproduzir o experimento realizado pelo grego Eratóstenes para medir a circunferência da Terra 2 mil anos atrás, provando que o planeta não é plano. Há mais de 2 mil anos, Eratóstenes percebeu que, no solstício de verão, na cidade de Siena (Itália), o sol estava exatamente em seu ponto mais alto e uma pessoa em pé não projetava sombra. Mas na cidade de Alexandria, nessa mesma data e horário, havia sombra, o que só é possível pois o planeta Terra é esférico. 

Para calcular a circunferência terrestre, ele mediu a distância entre Siena e Alexandria e realizou alguns cálculos geométricos. Durante a SNCT, ao meio-dia, haverá pessoas medindo a altura da sombra projetada por uma haste em diversos pontos para cruzar os dados obtidos, fazer cálculos matemáticos e comparações entre locais situados no mesmo meridiano, chegando a medidas bem precisas. As atividades serão remotas.

Outras atividades

Além do experimento de Erastótenes, haverá uma atividade unificada de monitoramento da poluição luminosa e criação de painéis. As constelações de Pégasu ou Grou serão observadas a partir de diferentes regiões do Estado, com registro de suas condições de visibilidade em formulário. Com esse mapeamento, será possível ter um cenário da poluição luminosa em Pernambuco que poderá ser utilizado para elaborar políticas públicas. 

Cada polo de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também criará painéis inspirados na obra “A Escola de Atenas”, de Rafael Sanzio. A ideia é identificar e valorizar as personalidades que fazem a diferença em cada cidade, como artistas, cientistas, educadores e ativistas. 

A pintura original de Sanzio é um afresco de 7,70m de base e 5,70m de altura com 56 personagens de grande importância na história do conhecimento Ocidental, a exemplo de Platão, Aristóteles, Sócrates, Pitágoras, Euclides, Heráclito, Zoroastro, Ptolomeu. Os participantes da SNCT terão liberdade de escolher o número de homenageados que desejar e a maneira de compor o trabalho artístico. Todas elas serão compartilhadas no site e redes sociais do Espaço Ciência durante o evento.

“Com as criações de cada polo, conseguiremos montar um painel unificado que valoriza e homenageia aqueles que fazem a diferença em nosso estado”, afirma o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão.

COMENTÁRIOS dos leitores