MEC cria grupo para expandir EAD em federais
O grupo de trabalho que tem objetivo de promover a discussão, a elaboração e a apresentação de estratégias para a ampliação da oferta dos cursos de nível superior
Nesta sexta-feira (23), a Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), instituiu um grupo de trabalho que tem objetivo de promover a discussão, a elaboração e a apresentação de estratégias para a ampliação da oferta dos cursos de nível superior, na modalidade de educação a distância (EAD), nas universidades federais. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O grupo de trabalho será composto por representações da Secretaria de Educação Superior (Sesu); da Associação Universidade em Rede (UniRede); da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); além de representantes das universidades federais.
“Os membros do GT e respectivos suplentes serão indicados pelos titulares das unidades que representam e designados pelo Secretário de Educação Superior”, diz o texto. Esse grupo terá reuniões mensais, por videoconferência.
De acordo com o documento, o grupo é de caráter consultivo. Dentre as atribuições estão realizar a interlocução com as instituições de ensino superior das regiões para identificar as possibilidades de cursos na modalidade de EAD; e contribuir na proposição de estratégias de ampliação da oferta desses cursos.
Além disso, o grupo irá ajudar na elaboração de indicadores e mecanismos de acompanhamento dos resultados do Projeto de Expansão da Educação Superior, que será feito de forma digital, assim como atuará em conjunto com a Secretaria de Educação Superior nas elaborações de documentos e análises técnicas para que esta ampliação ocorra de forma assertiva.
Por fim, os membros participantes serão considerados como prestadores de serviço público, no entanto sem remuneração. Os componentes terão o prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos e apresentação dos resultados. A medida entra em vigor no dia 3 de novembro.
LeiaJá também