Nova edição da Ciência Jovem começa na quarta-feira (11)

Reunindo alunos e professores, evento contará com programação on-line

por Juliana Mamede seg, 09/11/2020 - 16:49
Reprodução/Google Maps Passeio virtuais no Espaço Ciência serão realizados Reprodução/Google Maps

Na próxima quarta-feira (11), será iniciada a 26ª edição da Ciência Jovem, feira de ciências que reúne, todos os anos, projetos de alunos e professores de quase todos os estados brasileiros e de outras nacionalidades. A edição deste ano será realizada de forma remota, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Dizemos questão de, na medida do possível, preservar a possibilidade de diálogo. Teremos salas com apresentação ao vivo, que também serão transmitidas ao público; vídeos disponíveis para votação popular; apresentações culturais e o 2º Encontro de Organizadores de Feiras de Ciências”, assegura o coordenador geral da feira, Antonio Carlos Pavão, segundo a assessoria de comunicação do Espaço Ciência.

A abertura do evento será transmitida a partir das 8h, pelo canal da Ciência Jovem no YouTube. A feira terá a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, do secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, e do diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão. Haverá, também, a participação de representantes de outras feiras de ciências.

A programação de abertura conta, ainda, com apresentação cultural e um modelo reduzido do Desfile das Bandeiras. O evento, que chega a sua 26ª edição, terá 290 participantes de 25 unidades da federação e da Argentina, Colômbia, México e Paraguai.

Os projetos estão distribuídos em seis categorias, que são: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Fundamental 1); Divulgação Científica (Fundamental 2); Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio); Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio com geração de um produto); Francis Dupuis (projetos internacionais); s Educação Científica (relatos pedagógicos de professores). Por meio do aplicativo Minha Sala, serão realizadas as apresentações, ao vivo, dos projetos, nos horários das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, contando com cerca de cinco a oito salas em cada horário.

Poderão acessar às salas digitais, além dos participantes dos projetos, os avaliadores e integrantes da equipe de organização. O público poderá assistir às apresentações ao vivo, por meio do site do aplicativo Minha Sala.

Os vídeos dos projetos serão publicados, concomitantemente, no canal no YouTube da Ciência Jovem, permitindo ao público assistí-los e também para submetê-los à votação popular. De acordo com a assessoria, O Espaço Ciência procurou preservar o modelo tradicional do evento, mesmo de forma virtual. Serão realizados, nos intervalos, transmissão de apresentações culturais e passeio pelo Espaço Ciência, remotamente. No último dia da feira, às 10h, ocorrerá o 2º Encontro de Organizadores de Feiras de Ciências, também pela plataforma Minha Sala. “É uma oportunidade de fortalecer a articulação entre as Feiras de Ciência de todo o País e mesmo de outros países”, diz a integrante da coordenação da Ciência Jovem, Eulália Almeida, segundo a assessoria. Com divulgação dos projetos ganhadores e apresentação cultural, a cerimônia de encerramento será transmitida na sexta-feira (13), a partir das 15h, pelo YouTube.

COMENTÁRIOS dos leitores