Alunos da UPE receberão chips para atividades remotas

Interessados em receber os chips podem fazer a solicitação até 11 de janeiro

por Juliana Mamede qui, 10/12/2020 - 17:31
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Sede da UPE no bairro de Santo Amaro, no Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Por meio de doação que será realizada pelo Universia Brasil – edtech do grupo Santander desenvolvida para auxiliar pessoas em suas trajetórias acadêmica, profissional e empreendedora -, a Universidade de Pernambuco (UPE) receberá 100 chips com pacotes de dados de seis meses, de cinco gigabytes (GB) de internet e chamadas ilimitadas. Eles serão entregues aos estudantes que utilizam o celular para acessar as aulas remotas e o conteúdo didático de suas formações.

Quem tiver interesse em solicitar o chip pode se inscrever, até 11 de janeiro de 2021, na página do programa. No formulário, o estudante deve preencher informações de identificação e o vínculo com a entidade de ensino superior. É preciso aguardar “que a Universidade de Pernambuco seja incluída oficialmente na lista de participantes”. Em fevereiro, os chips serão entregues.

Respeitando os critérios de vulnerabilidade social, a responsabilidade para definir os selecionados ficará a cargo da UPE. No total, serão doados 10 mil chips em todo o País a universitários. A instituição de ensino comunica, ainda, que ações foram realizadas durante a pandemia para garantir o acesso remoto aos alunos, como oferta de dados móveis para quase 5 mil estudantes e fornecimento de R$ 1 mil por aluno para uma média de 500 discentes, para compra de computadores.

“Por conta da pandemia, a UPE disponibilizou a oferta de dados móveis para 4.803 estudantes. Cerca de 500 alunos receberam R$ 1 mil cada para compra de computadores, melhorando o acesso às aulas não presenciais. Todos os matriculados na universidade também passaram a ter e-mail institucional (upe.br), facilitando o acesso às plataformas de conteúdo digital”, detalhou a instituição de ensino. 

Em 8 de fevereiro de 2021, será iniciado o primeiro semestre letivo de 2020 da UPE, que será realizado até o dia 22 de maio. O período de 2020.2 começará em 14 de junho e terminará no dia 16 de setembro. Já o primeiro semestre de 2021 terá início em 13 de outubro; os aprovados na UPE em 2021 por meio do Enem/Sisu começarão o ano letivo nesta data.

De acordo com a nota publicada pela instituição em seu site, os alunos de graduação presencial que não possuírem os equipamentos adequados, com limitações técnicas, poderão utilizar os laboratórios de informática das unidades da UPE para realizarem suas atividades de ensino remoto, obedecendo às normas sanitárias e os rodízios estabelecidos por cada campus.

COMENTÁRIOS dos leitores