Enem: professor explica como funciona a TRI

Atenção à Teoria da Resposta ao Item pode ajudar os candidatos que lutam por uma boa nota no Exame

por Juliana Mamede sex, 22/01/2021 - 18:14
LeiaJá/Imagens Ricardo Berardo é professor de matemática LeiaJá/Imagens

Após se preparar durante um ano inteiro para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste momento em que as provas já estão sendo realizadas, é fundamental que os candidatos mantenham a calma para responder as questões das provas, a fim de obter a maior pontuação possível. Mas, você sabe como é definida a nota nas áreas de conhecimento do Exame?

A Teoria da Resposta ao Item (TRI) é utilizada no Enem para identificar o domínio do estudante em uma área específica do conhecimento. Ela pode indicar, por exemplo, se uma questão respondida pelo fera foi um chute ou um aceto convicto.

As provas dos diferentes campos do conhecimento do Enem são divididas em variados graus de dificuldade: fácil, médio e difícil. Nesse sentido, é fundamentl que o candidato acerte as questões respeitando a ordem do grau de dificuldade, pois não adianta, por exemplo, acertar as questões de nível difícil e errar os quesitos considerados fáceis.

No vídeo a seguir, o professor de matemática Ricardo Berardo explica, no quadro, como funciona a Teoria da Resposta ao Item. Assista:

Embed:

No domingo (24), os estudantes enfrentarão o segundo dia de provas impressas do Enem 2020. Serão cobradas questões de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores