Mãos que Criam capacita rendeiras em Poção e Pesqueira
Inscrições até 19 de fevereiro, de forma presencial. Aulas começam dia 22 deste mês
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) vai abrir a segunda edição do Programa Mãos que Criam, nos municípios de Pesqueira e Poção, no Agreste do estado. As inscrições vão até esta sexta-feira (19) e devem ser feitas no local onde os cursos serão realizados. As aulas se iniciam no dia 22 do mesmo mês. No total, são 60 vagas disponíveis para artesãs e artesãos que queiram se qualificar, divididas em quatro turmas, com duração de 54 dias.
As vagas são limitadas porque o curso exige cadastro no Sistema de Informações Cadastrais de Artesanato Brasileiro (SICAB). A formação consiste em trabalhar técnicas para aperfeiçoamento na produção de renda, noções de modelagem com aplicação de rendas; identificação e melhoria de negócios, gestão financeira, ferramentas de redes e montagem do preço; e gestão e visão de negócios. Cada turma terá quinze participantes. O Projeto Mãos que Criam - Fortalecimento e Resgate da Tradição da Produção de Renda (Renascença) – busca formar, de maneira profissional e empreendedora, os artesãos locais, segundo a Seteq.
Poção e Pesqueira são municípios de Pernambuco conhecidos pela produção de renda - feita em almofadas e usadas em diversas aplicações. Poção é considerada, desde 2011, a capital da renascença, atividade artesanal que foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e levada ao município na década de 1930. Já o município de Pesqueira também é conhecido pela produção de renda, muito comercializada em feiras populares. ”É um projeto extremamente importante porque resgata a cultura, gera renda e emprego e resgata uma tradição muito forte da renascença”, disse o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, segundo divulgado pela assessoria de comunicação.
Para se inscrever, os participantes devem levar RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) na Caritas Paroquial Cruzeiro ou na Escola Estadual Dom Manoel Caetano de Brito, em Poção, ou na Associação de Artesãs Nossa Senhora das Graças, em Pesqueira.