Negócio: músico transforma histórias de vida em canções

O compositor e produtor musical Juliano Ribeiro, através do projeto A Música da Sua Vida, recebe encomendas e transforma momentos afetivos das pessoas em músicas

por Ruan Reis qui, 11/03/2021 - 12:05
Cortesia Ruli encanta fazendo canções para seus clientes Cortesia

A música está conectada intimamente com as pessoas e, ao menos uma vez, se tornou a trilha sonora de algum momento inesquecível. Os versos de uma canção, em sua maioria, compartilham histórias envolventes que emocionam quem ouve. Essa atmosfera, inclusive, já virou a profissão do compositor e produtor musical do Recife Juliano Ribeiro, mais conhecido como Ruli, de 41 anos, que através do projeto A Música da Sua Vida, recebe encomendas e transforma momentos afetivos das pessoas em canções.

“Acredito que me encontrei como compositor de canções baseadas em histórias reais. Esse negócio de escrever para famílias, transformando suas memórias afetivas em música é muito especial. Meu sentimento hoje é de felicidade plena por ser um veículo que espalha amor em forma de canções através da minha arte e da minha música”, expressa o músico.

Negócio que canta emoções

O compositor que dá vida aos sentimentos e memórias afetivas das pessoas está ligado à música desde pequeno. Aos 7 anos de idade, Juliano já participava de bandas e contribuía com diversas composições. No entanto, ele admite que compor nunca foi seu forte: “até nascer o projeto A Música da Sua Vida e, através das histórias das pessoas, fui me conectando com o meu lado compositor adormecido”, diz.

O negócio deu seus primeiros passos em 2015, quando surgiu a ideia de transformar sua habilidade na música em um serviço empreendedor. “Eu já tinha escrito canções para minha esposa, para o nascimento de um dos meus sobrinhos e para o meu filho mais velho, mas nunca tinha pensado nisso como um serviço. Até que em 2015, durante um curso de criatividade, surgiu a ideia de transformar essa habilidade em serviço e oferecer para as pessoas a possibilidade de transformar suas histórias em músicas”, relata.

Para ele, a música andava em paralelo na sua vida, mas, com o projeto, após dois anos de lançamento, passou a ser sua principal atividade. “Saí de uma sociedade em uma agência digital para focar 100% da minha energia no meu novo negócio”, comenta Ruli.

A rotina de trabalho é bem intensa e há quem se engane achando que ele só espera ter uma inspiração para colocar suas habilidades em prática. O compositor revela que seu processo criativo é estudar cada história e as referências musicais dos personagens envolvidos para criar uma canção única que tenha sintonia com eles.

"Têm canções que fluem mais rápido, que me conecto mais com a história, mas tem algumas que precisam de mais tempo para amadurecer. Por esse motivo, em respeito ao tempo criativo, não costumo fechar mais de seis contratos no mês, já que além de escrever, eu também toco e produzo todas as canções no meu estúdio, o que torna o trabalho bem intenso", detalha.

As canções se tornam cada vez mais interessantes a cada história ouvida. O produtor musical diz que não só recebe encomenda de músicas com histórias de amor onde o casal se encontra, casa, tem filho e é feliz, mas também de superação, de reencontros amorosos, de nascimentos após perdas, histórias de vida, e muitos outros.

Entre as faixas produzidas, 20 delas estão no seu primeiro álbum "Pra gente se entender" e outras 20 estão no seu segundo disco "A felicidade está no caminho", ambos lançados em 2019. "O ‘Pra gente se entender’ é um álbum com uma seleção de canções mais lentas e baladas; já o disco ‘A felicidade está no caminho’ é uma seleção de vários estilos, sambas, xotes, rock... são músicas com produções mais diversificadas", explica.

A Música da sua Vida é um serviço on-line. Quem deseja encomendar uma canção pode entrar em contato com Ruli através do Instagram ou por meio do endereço eletrônico. No site, os interessados podem solicitar o orçamento e saber como funciona o projeto, assim como enviar uma mensagem pelo formulário de contato e receber um material informando os pacotes de serviços, os preços e as formas de pagamento.

“Além da música da sua vida, você pode contratar o pacote com videoclipe, onde editamos a música da sua vida com fotos e vídeos de arquivo da família, potencializando ainda mais a mensagem da canção. Garanto que você vai se surpreender com a experiência de viver essa emoção”, assegura o compositor. Confira, abaixo, uma de suas produções musicais:

COMENTÁRIOS dos leitores