Colégio de Aplicação divulga edital de seleção via sorteio

Sorteio público foi adotado devido à pandemia da Covid-19. Saiba como funcionará o processo

por Nathan Santos ter, 23/03/2021 - 18:53
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Colégio de Aplicação da UFPE, no Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta terça-feira (23), o Colégio de Aplicação (Cap) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou edital de sua seleção, que ocorrerá por meio de sorteio público. O certame é direcionado para alunos do sexto ano do ensino fundamental II e das vagas remanescentes dos sétimo e oitavo anos do nível fundamental II, além das primeira e segunda séries do ensino médio.

De acordo com a UFPE, a ordem de ingresso dos estudantes será definida por meio de sorteio eletrônico, porém, para que ocupem as vagas, eles precisam atender aos requisitos do edital. Entre as exigências, o candidato deverá estar, em 2021, cursando o mesmo ano ou série que almeja no processo seletivo, bem como é necessário ter concluído, em 2020, o ano/série “imediatamente anterior ao pleiteado”.

Metade das vagas será destinada à livre concorrência, enquanto a outra parte será direcionada para estudantes oriundos de escolas públicas. No caso dos cotistas, a exigência é a seguinte: “É preciso: para o 6º ano, ter cursado integralmente o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) em escolas públicas; e para a 1ª série do Ensino Médio, ter cursado integralmente o Ensino Fundamental I e II em escolas públicas”.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever, pela internet, do dia 26 deste mês a 11 de abril. A taxa de participação custa R$ 35.

Em seu site oficial, a UFPE divulgou detalhes sobre como será o sorteio. Confira a seguir:

O sorteio acontecerá em sessão pública, na presença da Comissão de Seleção e convidados um representante da Associação de Pais do Colégio de Aplicação, um representante do Grêmio Estudantil, um membro do corpo técnico-administrativo, um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), um representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), um representante do Gabinete do Reitor e três responsáveis legais de três diferentes candidatos inscritos no certame.

O processo de inscrição e seleção dos responsáveis legais interessados em acompanhar o sorteio presencialmente será informado no site Seleção CAp após a divulgação da relação final das inscrições homologadas para o sorteio no dia 19 de abril. Caso não haja responsáveis legais interessados, o sorteio acontecerá na presença dos demais representantes, sem qualquer prejuízo ao processo. Todos os representantes deverão, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção individual e seguir as demais orientações sanitárias.

O processo de seleção será exclusivamente por sorteio público eletrônico e virtual, com transmissão ao vivo conduzida pela Superintendência de Comunicação da UFPE, através da Diretoria de Comunicação, pelo canal oficial da UFPE no YouTube. A transmissão ficará gravada e poderá ser acessada a qualquer tempo pelo interessado. O sorteio público eletrônico e virtual será realizado no dia 22 de abril, a partir das 15h. Os nomes serão divulgados no site Seleção CAp, após às 18h do mesmo dia.

A decisão pelo sorteio ocorreu devido à pandemia da Covid19. De acordo com a UFPE, seria um risco aglomerar estudantes, cerca de 5 mil, em uma prova presencial. Para mais informações a respeito da seleção, os candidatos podem consultar o edital do Cap.

COMENTÁRIOS dos leitores