IBGE suspende concurso após corte no orçamento do Censo
A decisão foi tomada devido à redução de recursos destinados à realização do Censo Demográfico
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nesta terça-feira (6), através de um comunicado, a suspensão das provas objetivas dos dois processos seletivos simplificados para o Censo 2021.
A decisão, segundo o órgão, foi tomada devido à redução de recursos destinados à realização do Censo Demográfico. O orçamento, aprovado pelo Congresso, prevê apenas o destino de R$ 71 milhões para realização da pesquisa. O texto ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.
No comunicado, o IBGE informa que as provas objetivas das seleções simplificadas para as funções de agente censitário e recenseador não serão mais realizadas nas datas prevista para os dias 18 e 25 de abril, respectivamente. A possibilidade de novas datas para aplicação das provas, vai depender, segundo o órgão, da liberação de recursos.
"O IBGE e o Cebraspe avaliarão um novo planejamento para a aplicação da prova, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico", afirma, em nota, o Instituto. Confira, aqui, o comunicado completo para o cargo de rescenceador e para a função de agente censitário.