Professor diz em aula que não existe racismo no Brasil

Caso aconteceu na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro

por Rachel Andrade qui, 08/04/2021 - 14:28

Alunos da rede estadual do Rio de Janeiro escutaram um professor de geografia argumentar, em uma de suas aulas, que não existe racismo no Brasil. A aula teria sido gravada pelo aplicativo de ensino remoto usado no Estado.

O educador, que não teve o nome identificado, comentou com a turma que a discriminação de raça não poderia existir no País por conta da miscigenação. “Quando muita gente fala para mim sobre racismo, eu fico me perguntando: como (existe) racismo se a gente é tão misturado assim? Nosso processo é diferente da grande maioria dos países. Não temos uma definição étnica bem formada. Somos um país miscigenado”, havia dito o professor de geografia na aula.

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro informou, na última terça-feira (6), que retirou a gravação da aula do aplicativo. “A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) pede desculpas pelo equívoco, esclarece que não compactua com qualquer forma de preconceito e informa que já retirou o vídeo da plataforma”, declarou em nota.

Ainda de acordo com a nota da pasta, haverá uma reposição da aula por um “conteúdo que condiz com a história e realidade brasileira acerca do tema”.  A Secretaria completou que todas as aulas e materiais são formulados por profissionais da educação, passando por frequentes revisões e atualizações. “Toda a equipe da Secretaria reafirma seu compromisso com professores, pais e alunos por uma educação mais justa e igualitária, e está à disposição da comunidade escolar e da sociedade civil, por diversos canais de comunicação, incluindo sua Ouvidoria, pelo telefone (21) 2380-9055 e pelo Fala.BR no link”, conclui o comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores