Sebrae, Amupe e Seteq se unem para fortalecer negócios

Instituições formalizarão parceria para ajudar donos de pequenos empreendimentos

por Rachel Andrade seg, 26/04/2021 - 15:08

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Governo de Pernambuco (Seteq - PE) assinará parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na quarta-feira (28), às 15h. Trata-se do acordo de cooperação técnica, que visa constituir a Rede Integrada para Atendimento e Orientação ao Empreendedor de Pernambuco (REDE).

A cerimônia será transmitida pelo canal do Sebrae no YouTube. A cooperação tem por objetivo ampliar os empreendimentos locais, levando formação e guia aos micro e pequenos empresários. De acordo com o cronograma, após a assinatura, haverá a formação de um comitê técnico estadual de governança da REDE, constituído por representantes das partes envolvidas (Sebrae, Seteq e Amupe), que montará um plano de ação com metas e responsáveis detalhados.

Fernando Clímaco, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Alianças Estratégicas do Sebrae, explica que cada uma das instituições vai contribuir de uma forma no acordo. “A proposta é integrarmos os esforços das diversas instituições que prestam atendimento ao empreendedor, com as Salas do Empreendedor, geridas pelas Prefeituras; as agências Sebrae, espalhadas pelas diversas regiões do Estado; e os Expressos Empreendedores, que são administrados pelo Governo de Pernambuco, por meio da Seteq”, ele detalha.

O superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya, comenta a importância da parceria para auxiliar os empreendedores. “O Sebrae, juntamente com a Aupe e a Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Qualificação, firmará um convênio de cooperação técnica para orientação ao empreendedor de Pernambuco, em especial, o pequeno empreendedor, numa ação articulada em rede. É fundamental destacar esse componente em rede, porque cada entidade isoladamente já presta serviços, já mira e já visa apoiar os pequenos negócios, mas obviamente cada um tem limitações. A atuação em rede, potencializa a capacidade de cada um, seja a capacidade física, a capacidade técnica, a própria capacidade financeira, e em especial de gestão, de maneira que a gente saúda e vê com muito otimismo essa aliança. A Amupe se junta ao Sebrae, e à Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Qualificação, para disponibilizarem em conjunto todas as suas infraestruturas", destaca.

Para José Patriota, presidente da Amupe, é fundamental compreender as necessidades do pequeno empresário que teve seu negócio atingido pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus, desde março de 2020. “A Sala do Empreendedor é um espaço, onde o município implementa políticas que facilitem, que desenvolvam e, sobretudo, que legalizem também as atividades as atividades de pequeno porte.  Legalizando, através do Microempreendedor Individual, capacitando essa mão de obra nos pequenos negócios, na organização da pequena empresa, no acesso a mercados, na melhoria e desenvolvimento de produtos e, sobretudo, o poder público não ser uma trava, ser um elemento facilitador para que esses negócios possam ter sucesso. Articulando o crédito, articulando a assistência técnica, e toda a ação dos municípios, e o Sebrae como grande parceiro nesse processo", comenta.

Aberes Lopes, secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, analisa os benefícios que a parceria pode oferecer aos empreendedores. “O acordo se torna mais importante ainda nesse cenário de crescimento do empreendedorismo em Pernambuco. Temos cerca de 372 mil Microempreendedores Individuais cadastrados no Estado, o segundo lugar do Nordeste. Essa parceria vai ajudar na inclusão e dar condições melhores para as pessoas investirem no que fazem de melhor”, disse o titular da Seteq.

As capacitações ofertadas por meio do acordo buscam fortalecer o apoio aos pequenos negócios a partir da inclusão digital. Clímaco observa que o trabalho da REDE deve unir os esforços para auxiliar os pequenos negócios. “A meta é a de que os serviços oferecidos contribuam para impulsionar o empreendedorismo e aumentem a competitividade empresarial. Por meio da REDE, se busca instituir em âmbito estadual um padrão de atendimento acessível e reconhecível em todos os pontos. Uma das principais linhas de atuação será a ampliação dos canais de atendimento digital para todos os integrantes”, finaliza o gerente do Sebrae.

COMENTÁRIOS dos leitores