UFRPE divulga edital de ingresso extra

Seleção tem o objetivo de preencher vagas ociosas nos cursos de graduação

por Rachel Andrade seg, 17/05/2021 - 18:25
Arthur Souza /LeiaJáImagens/Arquivo Campus Dois Irmãos da UFRPE, no Recife Arthur Souza /LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre edital de processo de ingresso extra para o período letivo de 2020.2. O objetivo é preencher vagas ociosas nos cursos de graduação.

A normativa estabelece quatro modalidades de ingresso: transferência interna (reopção), reintegração, transferência externa e portador de diploma. Os interessados devem preencher e enviar o formulário eletrônico disponível no site da Pró-reitoria de Ensino de Graduação de 24 de maio a 1º de junho de 2021.

De acordo com o edital, os estudantes terão os dias 3 a 7 de junho para enviar a documentação exigida para verificação e validação das candidaturas. Essa etapa se aplica a todos os candidatos, e entre os documentos exigidos estão comprovante de pagamento da taxa de inscrição, certidão de quitação eleitoral, certidão de nascimento ou de casamento.

O mesmo período é válido para solicitar a isenção de pagamento. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a modalidade de ingresso. Candidatos para transferência interna e reintegração devem pagar R$ 30. Já para os estudantes de transferência externa e portadores de diploma, a taxa é de R$ 100.

Os candidatos ao processo de transferência interna devem apresentar os seguintes documentos: declaração de vínculo com o curso da UFRPE e histórico escolar de graduação atualizado, com indicativo da média global. Os inscritos na modalidade reintegração devem apresentar apenas o histórico escolar do curso de graduação na UFRPE atualizado.

Estudantes de transferência externa devem enviar documentos mais detalhados, como documento acadêmico que contenha o perfil curricular do curso de graduação original, declaração de vínculo com a instituição de ensino superior de origem emitida em 2021, e ementa das disciplinas cursadas que podem ser aproveitadas no novo curso. A lista completa encontra-se no edital do certame.

Portadores de diploma devem apresentar o diploma de curso de graduação, histórico escolar do curso de graduação, com indicativo da média global, e os programas das disciplinas cursadas que podem ser aproveitadas no novo curso. A normativa também detalha os critérios que serão utilizados para avaliar cada perfil dos candidatos e seus respectivos documentos.

De acordo com o cronograma apresentado no edital, o resultado final dos aprovados será divulgado no dia 20 de julho. As matrículas regulares poderão ser feitas nos dias 16 e 17 de agosto, e o início das aulas do período letivo 2020.2 será no dia 30 do mesmo mês.

COMENTÁRIOS dos leitores