Programa do IFPE garante inclusão digital de estudantes

Entre as ações estão o empréstimo de tablets, distribuição de chips e entrega de material impresso didático

por Jennifer Buarque seg, 31/05/2021 - 13:09
Freepik Estudante usando tablet Freepik

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou, nesta segunda-feira (31), que intensificou ações nos seus campis para garantir o acesso dos alunos à educação. Com a pandemia, as aulas passaram a ser virtuais, mas nem todos os alunos têm acesso as plataformas digitais. Segundo o IFPE, a instituição de ensino está buscando oferecer acesso à internet para que os estudantes acompanhem as aulas e demais atividades acadêmicas.

Segundo a instituição, foram 1.984 estudantes inscritos individualmente e 3.870 benefícios concedidos, entre eles, entrega de chip e pacote de dados fornecidos pela RNP, liberação de recursos para aquisição de chip e pacote de dados, liberação de recursos para aquisição de tabletes e empréstimo de tablets por parte dos campi. Já no Campus Vitória de Santo Antônio, onde entre os 1.200 alunos muitos residem na zona rural, foram concedidos 319 benefícios (como empréstimos de tablets e chips com internet) e 104 pessoas já foram atendidas pelo programa de agosto de 2020 até hoje.

A instituição também disse que mantém programas de Assistência Estudantil como Bolsa Permanência e Auxílio Emergencial. O instituto aponta que 15.352 benefícios foram concedidos a estudantes em 2020 através de diversos programas. Os alunos e alunas também têm acesso a assistência psicológica de forma remota. 

Apesar do número crescente de alunos nas plataformas digitais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a internet ainda não está presente em aproximadamente 18% dos domicílios brasileiros. Segundo a pesquisa publicada em abril deste ano, 98,4% dos estudantes da rede privada utilizaram a internet em 2019, e entre os estudantes da rede pública esse percentual foi de 83,7%. Ainda de acordo com a pesquisa Pnad TIC, em 2019, 86,7% dos domicílios urbanos contavam com internet, enquanto o percentual havia ultrapassado metade dos domicílios rurais pela primeira vez: apenas 55,6%.

 

COMENTÁRIOS dos leitores