Diálogos Urbanos inicia novo ciclo de palestras virtuais

Evento conta com a participação de convidados nacionais e internacionais para debater temas relacionados às áreas de Urbanização e Meio Ambiente

seg, 14/06/2021 - 09:42
Facebook/IST Professor Ramiro Neves, de Portugal, será um dos convidados do programa Facebook/IST

A terceira edição do Diálogos Urbanos, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU), da UNAMA - Universidade da Amazônia, terá mais um ciclo de palestras. A primeira, com tema ligado à sustentabilidade urbana no dimensionamento da drenagem das cidades, ocorrerá na quarta-feira (16), às 16 horas, horário de Brasília, e contará com a presença do Prof. Dr. Ramiro Neves, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em Portugal.

O Diálogos Urbanos será realizado novamente em formato virtual, pelo canal do LeiaJá no Youtube, com o objetivo de oportunizar uma ambiência acadêmica, científica e profissional voltada para o ensino, aprendizado e para os debates sobre temas relacionados à área de Urbanização e Meio Ambiente, dentro das linhas de pesquisas do programa, como explica o coordenador do PPDMU e Prof. Dr. Leonardo Bello.

Ele afirma que o evento terá ciclos de palestras mensais, com a participação de convidados tanto do poder público e da gestão das cidades, quanto de eméritos pesquisadores e professores da academia, mas também de profissionais com experiência e vivência prática no enfrentamento dos desafios do desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

O professor explica que as palestras são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, porém os participantes terão acesso a um formulário para inserir dados pessoais.

Durante a palestra da próxima quarta-feira, o professor Ramiro vai tratar de uma temática voltada aos aspectos técnicos da drenagem urbana, por meio de abordagem que utiliza programas computacionais na modelagem ambiental urbana, especialmente o uso do software MOHID, que inclui hidrodinâmica, erosão, transporte de sedimentos e processos ecológicos nas modelagens.

“O modelo que será apresentado é altamente aplicável na modelagem da drenagem de águas pluviais e residuarias urbanas. O professor convidado irá mostrar resultados dos estudos realizados em Portugal, com ênfase na cidade de Lisboa”, diz.

A palestra terá mediação dos professores titulares da UNAMA Leonardo Bello e Marco Valério Vinagre, líder do Grupo de Pesquisas em Arquitetura Sustentável e Eficiência Energética..

O professor Leonardo Bello afirma que é esperada a participação dos estudantes de graduação de cursos como Engenharia (Civil, Ambiental e Sanitária), Arquitetura, Geografia, entre outros. Ele acrescenta: “Estudantes de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), profissionais e gestores públicos interessados em discutir questões das interações do ambiente construído com o ambiente vivido das cidades, sob perspectivas técnicas, humanísticas e ambientais”.

De acordo com o professor, a questão da drenagem urbana é atual, considerando os problemas constantes de alagamentos das cidades que são ligados, muitas vezes, ao subdimensionamento de canais ou a questões ambientais que impactam o sistema como, por exemplo, o desafio do gerenciamento de resíduos sólidos nas cidades.

“No contexto das cidades amazônicas, o tema propicia um importante subsídio ao aprendizado técnico, pois o modelo proposto considera, além de chuvas e marés nas análises, aspectos associados à poluição ambiental como elementos chaves para os sistemas de drenagem urbana”, conclui.

Por Isabella Cordeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores