Prevupe abre editais para tutores e tradutores de Libras

Os candidatos têm até o dia 15 de julho para realizar as inscrições

por Rachel Andrade qui, 08/07/2021 - 17:12

A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu, nesta quinta-feira (8), os editais de seleção para alunos docentes/tutores e para tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atuarem no seu pré-vestibular, o Prevupe. No total, são 504 vagas para docentes e dez para intérpretes.

O prazo para candidatura é até o dia 15 de julho. As seleções, feitas em fase única, por meio de análise curricular, estão com o resultado dos aprovados previsto para o dia 21 do mesmo mês. As atividades do Prevupe iniciam no dia 24.

De acordo com o edital das vagas de docente/tutor, o requisito para participar da seleção é que o candidato deve ser estudante de curso superior em licenciatura, com pelo menos 50% do curso cumprido ou ser estudante matriculado em pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, devendo ter concluído a graduação em licenciatura na área em que pretende atuar. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

As oportunidades são para ministrar atividades nas disciplinas de biologia, física, geografia/ sociologia, história/ filosofia, inglês, espanhol, matemática, química, português/literatura e produção textual e português/análise linguística. No total, são 43 polos do Prevupe espalhados pelo Estado.

Os interessados devem preencher o formulário digital, anexando todos os documentos necessários, como informa no edital. Para a seleção de tradutor e intérprete de Libras, é preciso que os aprovados tenham disponibilidade para elaborar materiais para o programa pedagógico. Além disso, o edital informa que os candidatos devem possuir habilidades práticas e teóricas específicas para atuar como intérprete, traduzindo e interpretando a língua de sinais para a língua falada e vice-versa, nas modalidades oral e escrita.

Pode participar do processo seletivo o candidato que possuir o ensino médio e ser estudante do curso técnico intérpretes em Libras, ou ser estudante de ensino superior de licenciatura em letras/Libras, ou ainda ter formação de tradutor e intérprete de Libras e ser estudante matriculado em graduação ou pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. Os selecionados atuarão acompanhando os estudantes nas atividades on-line por meio de plataforma virtual. A participação se dá por meio do preenchimento de formulário digital.

Aulas remotas e presenciais

Como forma de cumprir as medidas de distanciamento para prevenir a transmissão do novo coronavírus, as aulas do Prevupe 2021 serão ministradas em formato virtual por, pelo menos, 50% do programa. Caso seja possível retomar as atividades presenciais, os outros 50% serão realizados no formato híbrido.

Os tradutores e intérpretes de Libras atuarão presencialmente apenas se algum estudante que necessite de acompanhamento seja devidamente matriculado para ter aulas nesse formato. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico proec.prevupe@upe.br.

COMENTÁRIOS dos leitores