Veja comidas que atrapalham o rendimento dos seus estudos

Manter uma alimentação saudável é importante para quem vai fazer a prova do Enem
Hambúrguer processado é um dos alimentos que devem ser evitados - Pixabay

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais próximo. Diante do ritmo de estudos e da diminuição do tempo até o processo seletivo, o psicológico dos estudantes pode ser afetado e, pelo fato de o sistema nervoso está diretamente ligado ao digestivo, candidatos podem começar a apresentar falta de apetite ou comer de forma demasiada.

Na questão da alimentação, algumas comidas podem piorar esse quadro, causando, por exemplo, diarreia e até enjoos. O Vai Cair No Enem entrevistou as nutricionistas Janaína Cavalcanti e Cristiana Bentzen, que revelaram os alimentos que podem diminuir o rendimento dos estudantes na preparação para o Enem. Confira:

1 - Digestão lenta

Feijoada, rabada, pirão, churrasco e buchada, por exemplo, causam uma digestão lenta. Esses alimentos podem ocasionar sonolência após o almoço.

2 - Ultraprocessados

Hambúrgueres, nuggets e biscoitos também tendem a ser mais gordurosos ou açucarados, podendo desencadear alterações gastrointestinais durante os estudos.

Biscoitos recheados devem ser evitados pelos estudantes
Biscoitos devem ser evitados pelos estudantes. Imagem: Pixabay

3 - Comidas volumosas 

Refeições volumosas, como carne mal passada, serão mais dificilmente metabolizadas.

4 - Frituras em geral

Alimentos e preparações mais gordurosas, como batata frita, empanados e feijoada, são de difícil digestão, o que retarda o esvaziamento gástrico, podendo reduzir o foco. Essas comidas ainda podem ocasionar diarreia.

5) Bebidas alcoólicas

Quando consumidas antes dos estudos podem comprometer a concentração. É importante lembrar que, no Brasil, estabelecimentos são proibidos de venderem bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

6 - Cafeína em excesso

O café tende a soltar o intestino. 

7 - Alimentos ricos em carboidratos

Arroz branco, macarrão e suco adoçado, por exemplo, aumentam rapidamente o nível de glicose no sangue, seguidos de uma redução mais acelerada dessa, o que muitas vezes pode dar a sensação de sono pós-refeição.

Macarrão é um alimento rico em carboidratos
Macarrão é um alimento rico em carboidratos

8 - Alimentos ricos em triptofano

Consumidos em maior quantidade, alimentos como queijo, ovos, castanhas e abacate podem gerar mais relaxamento e sonolência.

9 - Bebidas relaxantes

Devem ser evitadas próximo ao horário dos estudos, como chá de camomila, melissa, passiflora e suco de maracujá.

10 - Sobremesas ricas em açúcar ou alimentos mais fermentativos

Podem gerar desconforto e os alimentos mais fermentativos, como repolho, feijão, lácteos, adoçantes artificiais, alho e cebola, podem trazer desconforto em algumas pessoas como distensão abdominal.

A nutricionista Janaína ainda relembra: “É normal alguns estudantes ficarem nervosos antes da prova do Enem. Algumas pessoas tem perca do apetite e outros uma ansiedade em que comem tudo que está na sua frente. Existem também aquelas pessoas que têm alteração no trato gastrointestinal que, devido ao nervosismo, têm diarreia, enjoos e vômitos”. A profissional orienta que para o estudante, além de atividade física, é importante ter um acompanhamento especializado em termos de nutrição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES