O que fazer se você não souber nada sobre o tema da redação do Enem?

Em entrevista ao Vai Cair No Enem, professores revelam quais estratégias podem ser adotadas
Professora Fernanda Bérgamo é uma das fontes entrevistadas - Divulgação

Muitos alunos se preparam o ano todo para escrever a melhor redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os professores, inclusive, sempre trazem debates sobre os temas mais diversos que podem ser pedidos na produção textual. Mas, o que o aluno poderá fazer se não dominar ou não entender o assunto central sugerido no momento da prova?

O Vai Cair No Enem conversou com alguns professores em busca de dicas, para caso o candidato se depare com um tema que não saiba nada a respeito. Nesse caso, qual estratégia deverá ser adotada?

A professora Fernanda Bérgamo dá algumas dicas de como construir o texto tendo como base o material de apoio presente na prova. “Mesmo sem saber como desenvolver a temática, a partir da leitura atenta do tema, observando o assunto geral e os recortes, e com caneta na mão, destacando os pontos que mais chamam a atenção do candidato nos textos de apoio, é possível montar a estrutura do texto completamente”, destaca.

Bérgamo ressalta que os textos de apoio da proposta da redação não são mero pretexto de encher espaço para o aluno se distrair com a leitura. “Eles têm o conteúdo voltado à interpretação da proposta, um conteúdo excelente. Então, o aluno pode resgatar as causas e consequências do problema, e se inspirar em propostas de intervenção", explica.
 

"O estudante não pode copiar absolutamente nada, mas pode contextualizar com outras palavras", continua Fernanda Bérgamo, sobre o texto de apoio da redação.

A professora segue a explanação: "Até a parte do repertório sociocultural produtivo ele pode, com outras palavras, aproveitar os conhecimentos, os conteúdos, os fatos, as informações presentes. Então, se essa dificuldade surgir na hora da prova, a leitura atenta da proposta do tema da redação e dos textos de apoio representa uma tábua de salvação para o candidato”.

O professor Diogo Didier também aborda os textos de apoio: “Essa leitura atenta não só contempla textos motivadores escritos propriamente ditos, mas também os infográficos que variam de acordo com a prova. Às vezes é um mapa, às vezes é um gráfico, às vezes são estatísticas, enfim, depende muito do tipo de tema de cada ano”.

Diogo Didier é professor de redação

O docente comenta que a leitura do material pode ajudar o aluno no momento da escrita, ao fazer uma correlação dos elementos presentes, e uma reconstrução do texto com suas próprias palavras, o que ele conceitua como paráfrase. “Ela se dá dessa forma: eu vou reconstruir uma sentença mantendo a ideia original dela, mas com as minhas palavras, é como se fosse escrever a mesma coisa sendo que de outra forma, o mesmo sentido com palavras diferentes, de preferência, para criar uma relação de sinonímia, e claro, o candidato não ser pego pela banca plagiando os textos ou transcrevendo, porque sabemos que essa atitude de transcrever os textos motivadores pode levar à nota zero, a depender da forma como é feita”, Didier alerta.

Ele ainda faz a ressalva de que, mesmo utilizando a estratégia da paráfrase, é preciso que o candidato saiba escrever bem. “A paráfrase geralmente funciona para alunos que já têm habilidade textual, praticaram bastante. Pessoas que têm esse perfil conseguem parafrasear sem nenhum problema, e mantêm a essência do que foi dito sem precisar transcrever. O aluno que tem dificuldade de desenvolver um tema do nível do Enem certamente é um candidato que lê muito pouco, e pratica menos ainda”, comenta.

A professora Beth Andrade ainda ilustra uma forma de interpretar e desenvolver um texto com base nos textos de apoio, utilizando, como exemplo, o tema da redação do Enem digital 2020. “O tema foi 'o desafio de reduzir as desigualdades sociais entre as regiões do Brasil', então qual é a direção que você precisa ir? Se é um 'desafio', é porque ele existe e é persistente. Então, essas são algumas estratégias que você vai utilizar para entender esses comandos de cada palavra chave, além do próprio recorte do tema, você vai também conseguir extrair informações do texto motivador”, ela pontua.

Professora Beth Andrade

Beth Andrade também demonstra com o tema da redação do Enem 2019, que foi “A não democratização do acesso ao cinema no Brasil”, pontuando algumas perguntas que podem ser feitas para ajudar na compreensão e possíveis desdobramentos do assunto. “Se é um problema que persiste, você pode se perguntar por que ele acontece. Onde acontece? A quem atinge? Se você tiver alguma dificuldade no dia da prova, basta escrever essas perguntas ao lado do texto motivador”, ela sugere.

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