Programa financia pós no exterior para brasileiros

O prazo de inscrições vai até o dia 10 de outubro

por Rachel Andrade sex, 17/09/2021 - 15:26
Pixabay Nova Iorque, nos Estados Unidos Pixabay

O Programa Oportunidades Acadêmicas, organizado pela rede 'EducationUSA', da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, oferece auxílio de recursos financeiros limitados para estudantes brasileiros na disputa por vagas de mestrado e doutorado em universidades norte-americanas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, por meio do preenchimento de formulário virtual.

O objetivo do programa é financiar o acesso de estudantes brasileiros de baixa renda a uma pós-graduação, cobrindo despesas de material de estudo para testes, acomodação para a realização das provas, alimentação, além de isenção de várias taxas referentes ao envio de documentos de aplicação, tradução de documentos acadêmicos e provas, visto de estudante e passagens aéreas.

De acordo com o edital do projeto, para participar é preciso atender a determinados critérios, como ter domínio da língua inglesa e um ótimo desempenho acadêmico. Além disso, atividades extracurriculares, como estar envolvido em projetos de pesquisa e estágios acadêmicos e atuar em projetos de impacto social, são valorizadas na análise do perfil.

Os candidatos ao mestrado devem comprovar conclusão da graduação até março de 2022, e os do doutorado devem ter concluído o mestrado até igual período. Segundo Jake Jacanin, conselheiro de Educação, Imprensa e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o programa tem auxiliado estudantes brasileiros há 15 anos, com foco em determinados grupos minoritários. “Desde que foi criado, em 2006, mais de 500 participantes passaram pelo programa, tanto em nível de graduação como pós-graduação e mais de 260 foram admitidos em universidades norte-americanas. No caso de Mestrado e Doutorado, só nas duas últimas seleções, mais de 60% dos candidatos eram mulheres, afrodescendentes ou indígenas. Nós acreditamos no processo de empoderamento e transformação dos alunos em espaços acadêmicos. Queremos ampliar as oportunidades para mais alunos e estamos muito felizes em abrir mais esta seletiva”, diz.

O processo seletivo consiste em três etapas, sendo a primeira a inscrição, juntamente com o envio da documentação exigida. Os candidatos aprovados para a segunda fase deverão enviar um vídeo de até dois minutos contendo as informações que serão pedidas previamente por e-mail. Em seguida, na terceira etapa, será feita uma entrevista com os participantes.

O resultado tem previsão para ser divulgado na segunda quinzena de novembro. O programa de financiamento terá duração de 24 meses. Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

COMENTÁRIOS dos leitores