Assuntos mais recorrentes em matemática são do ensino fundamental, diz pesquisa

Levantamento foi realizado pela plataforma educacional SAS
Prova do Enem permite acesso ao ensino superior -

A menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não há muito tempo disponível para que os estudantes revisem todos os conteúdos da prova. É preciso, portanto, ter foco nos assuntos mais importantes e mais frequentes na prova. 

Dentro do conteúdo programático do Exame, existem certos temas que se repetem todos os anos em vários problemas, enquanto outros dificilmente estarão presentes em mais de uma questão. Assim, se torna mais inteligente para o participante focar seus estudos nas temáticas mais recorrentes.

Em Matemática e suas Tecnologias, por exemplo, um levantamento realizado pela SAS Plataforma de Educação indica que os assuntos mais explorados nas últimas provas do Enem dizem respeito a problemas de matemática básica. O Vai Cair No Enem conversou com Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, que explicou os conteúdos identificados na pesquisa.

“Dentro do levantamento que nós fizemos, a respeito dos assuntos que mais caem na disciplina de matemática no Enem, pudemos perceber que desde 2019, os assuntos mais recorrentes são aqueles ligados ao ensino fundamental, aqueles que os alunos estudaram até o nono ano na sua formação básica na escola”, explica o diretor da SAS.

“São questões de aritmética, regras de três, juros simples, juros compostos e porcentagem, que é um assunto presente todos os anos”, complementa o professor.

Cotidiano está presente em todas as questões

Essa é uma característica já conhecida do Exame. As questões sempre envolvem vivências comuns ao dia a dia do participante. “E todas as abordagens das situações são em torno de situações problemas, de fatos que aconteceram no cotidiano; o Enem por si já tem essas abordagens. Mas, especialmente na matemática, as questões são mais voltadas para a prática, ou seja, a inflação subiu tantos por cento, qual é a média ou a mediana do salário de uma fábrica”, esclarece o diretor.

Enem 2021

As provas impressa e digital do Enem serão realizadas, primeiramente, nos dias 21 e 28 de novembro, para os cerca de 3 milhões de estudantes inscritos antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Já no que diz respeito aos 280 mil novos inscritos, ausentes no Enem 2020, mas que conseguiram nova oportunidade de inscrições até o último dia 26, esse farão prova em janeiro do próximo ano, nos dias 9 e 16.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES