Espaço Ciência irá inaugurar exposição sobre IA

A partir da segunda-feira (18), o museu estará com diversas atrações sobre Inteligência Artificial. O evento abrirá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

por qui, 14/10/2021 - 15:50
Freepik . Freepik

*Por Thaynara Andrade

Marcando a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, o Espaço Ciência irá inaugurar, na próxima segunda-feira (18), uma exposição sobre Inteligência Artificial. A programação contará com várias demonstrações de inovações tecnológicas, além de debates e materiais informativos sobre as implicações benéficas ou problemáticas da participação da IA no cotidiano da sociedade. O evento poderá ser assistido pelo canal da instituição no YouTube.

Entre as atrações da exposição a robô “moradora” é um dos grandes destaques. A tecnologia dá vida a uma casa inteligente, onde lâmpadas e televisores acendem com o comando da voz, o aspirador é capaz de fazer faxina sozinho e a robozinha ainda é capaz de responder aos visitantes e ler as expressões faciais dos mesmos.

A exposição será a primeira de muitas outras iniciativas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além do Espaço Ciência, diversos outros museus de ciências, centros de pesquisas, instituições de ensino e demais entidades, realizarão eventos como feiras, oficinas, exposições e debates que visem incentivar o apoio às ciências no país, bem como despertar a curiosidade das pessoas sobre a temática.

O tema da semana deste ano é "Transversalidade da ciência e tecnologia e inovações no planeta”. Em Pernambuco, a iniciativa recebe o nome do título livro do físico José Leite Lopes: Ciência e Libertação. Os interessados podem conferir a programação no site do Espaço Ciência.

COMENTÁRIOS dos leitores