Universidade denuncia aluna à polícia por bolo de Hitler
A foto foi compartilhada por uma estudante do curso de história da Universidade Federal de Pelotas
Nesta segunda-feira (18), uma imagem de um bolo de aniversário que estampa o rosto de Adolf Hitler ganhou destaque nas redes sociais. A foto foi compartilhada por Caroline Gutknecht, estudante do curso de história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 24 anos. Na ocasião, a estudante chegou a legendar a publicação da seguinte forma: "E aqui a hora do parabéns tava ótimo".
Após a repercussão, a instituição de ensino superior encaminhou o caso às autoridades policiais "para as providências adequadas". Além disso, a universidade enviou uma nota de repúdio à reportagem da Folha de São Paulo no qual afirma que está acompanhando o caso "com a cautela necessária para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas".
O ato da jovem pode ser entendido como apologia ao Nazismo, previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989. De acordo com o documento, a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos ou propagandas que fazem uso da suástica ou de elementos que divulguem o regime de Hitler pode gerar uma pena de dois a cinco anos de prisão.