UNAMA articula parcerias com a República Tcheca

Representante tcheco Tomas Lonicek participou de encontro, em Belém, com gestores da universidade

qui, 11/11/2021 - 17:43

Embed:

Gestores da UNAMA - Universidade da Amazônia receberam em Belém, no dia 8, o Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Tomas Lonicek. A visita teve como objetivo o alinhamento de futuras parcerias com a universidade por meio de intercâmbios estudantis.

Tomas Lonicek falou sobre a importância de a República Tcheca e os interesses do país serem representados em todas as partes do Brasil, por meio de um Consulado. “Encontramos o Luiz Ernane Malato, que nos deu a honra de representar a República Tcheca no Estado do Pará, abrangendo também o Estado do Amazonas”, complementou.

Tomas Lonicek afirmou que existem outros projetos de parcerias que a Embaixada está planejando junto ao Consulado, e ressaltou a relevância da área da educação e de intercâmbio científico e de estudantes entre os países. “Com a abertura do Consulado Honorário, nos próximos meses, a gente vai poder ser muito mais ativo nessa área de intercâmbios, de projetos e eventos que podemos organizar aqui no Norte”, disse.

Lonicek também afirmou que o primeiro contato com a UNAMA foi muito positivo. “Trocamos ideias sobre as possibilidades de parcerias futuras, apresentamos um consórcio de universidades tchecas que já está atuando na região da Amazônia, e possivelmente podemos falar sobre o intercâmbio de estudantes”, assinalou.

O professor Luiz Ernane Ribeiro Malato afirmou que ficou feliz com a visita de Tomas Lonicek e acredita que a aproximação entre as nações e a Amazônia é muito importante. “A Amazônia, na verdade, representa um planeta em termos de conceito, de cultura e desenvolvimento. É necessário, sim, que nações se aproximem da gente. Nós não precisamos temer aproximações de nações estrangeiras”, disse.

O professor também abordou o histórico da República Tcheca – que passou por regimes nazista e comunista – e descreveu a população do país como um povo inteligente e que deseja contribuir com a nossa cultura. Sobre a parceria, ele destacou a importância do intercâmbio cultural e a possível troca de aprendizados entre os países. “Fazer um intercâmbio cultural e científico que aproxime a modernidade, resultados positivos entre essas duas nações e que beneficie a Amazônia. Isso é o mais importante”, afirmou.

A professora Eva Franco, gestora da UNAMA, disse que o encontro é um marco para a Amazônia e um marco ainda maior para UNAMA, por significar uma aproximação com a República Tcheca, que tem projetos para a região. “A nossa universidade é uma parceira de um grande projeto que eles têm de nível cultural, envolvendo um consórcio de universidades pelo mundo, e nós tivemos o grato presente de sermos escolhidos na Amazônia”, falou.

Segundo a professora, os discentes têm muito a ganhar com a parceria, considerando que há uma troca cultural através do intercâmbio, diante de um mundo que se aproxima a partir das necessidades. “Eles também têm objetivos para melhor compreender a Amazônia, com projetos voltados para a necessidade social do nosso povo como, por exemplo, alguns projetos voltados para os ribeirinhos”, exemplificou.

O professor e pró-reitor de Ensino da UNAMA, Wagner Muniz, explicou que a parceria com o Consulado está alocada em dois cursos da Universidade – Relações Internacionais e Artes Visuais. “Nós temos muito em comum com os desejos que a República Tcheca vem evidenciar, com a possível locação de um consulado aqui em Belém. Isso nos agrada bastante porque a questão da cultura, e principalmente do intercâmbio, pode vir a ser viabilizada com a Universidade da Amazônia”, ressaltou.

Wagner Muniz afirmou que se sentem orgulhosos com o fato de a UNAMA ter sido escolhida como uma das instituições de ensino a poder futuramente assinar um convênio com a República Tcheca. “Para nós é muito importante. Nós temos um curso de Relações Internacionais, que é um dos únicos desta região, isso possibilita aos nossos alunos estágios, intercâmbios, e favorece a nossa formação. Ou seja, nós vamos ao encontro do que nós desejamos: uma educação com qualidade”, conclui.

Por Isabella Cordeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores