Há riscos durante a aplicação do Enem 2021, diz associação do Inep

A Associação dos servidores do Inep declarou ao Vai Cair No Enem que a crise de gestão no instituto deve refletir nas edições deste ano
As provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro - Freepik

Os recentes pedidos de demissão, 35 no total, de servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acendeu um alerta sobre o futuro de avaliações, que são de responsabilidade do órgão, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Na última semana, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, vieram a público afirmar que os exames serão realizados normalmente. Entretanto, a Associação dos Servidores do Inep (Assinep), após ser questionada pelo Vai Cair No Enem, aponta riscos nas aplicações das provas tanto do Enade, que será neste domingo (14), quanto do Enem, previsto para os dias 21 e 18 de novembro.

De acordo com a Assinep, há riscos durante as aplicações dos exames, pois Danilo Dupas renunciou participar das Equipes de Tratamento e Respostas a Incidentes (ETIR). Essas equipes, segundo a Associação, são responsáveis por eventuais problemas durante a realização das provas que podem afetar a execução, tais como: "Falta de energia, locais de aplicação sem acesso ou que não estão aptos a receber os estudantes, trânsito local, barulhos como eventos marcados pro mesmo dia, incidentes de ordem pessoal", exemplifica a Assinep.

Questionada sobre a continuidade de Dupas na gestão e os efeitos nas próximas edições do Enem e Enade, a Associação é categórica. "Se tudo continuar como está, há uma possibilidade de, cada vez mais, insegurança na aplicação dos exames e menor adesão social", afirma. Mais uma vez, o Vair Cair No Enem entrou em contato com a assessoria do Inep, via e-mail e WhatsApp, no entanto não tivemos retorno.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES