Enem 2021: confira os cuidados contra a Covid-19 durante as provas

Do deslocamento ao momento de realização da prova, os cuidados preventivos devem ser mantidos
Medidas de prevenção contra Covid-19 ainda devem ser tomadas - Freepik

Pelo segundo ano consecutivo, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além das preocupações habituais com datas e horários de entrada, precisarão mais uma vez se atentar com a prevenção contra a Covid-19. As provas que estão programadas para os dias 21 e 28 de dezembro receberão um grande fluxo de pessoas, de forma que é preciso manter as medidas de segurança e distanciamento social mesmo após a diminuição dos casos de infectados.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou neste mês de novembro cerca de 70,2% da população totalmente vacinada, porém, ainda assim não há previsão sobre quando as medidas preventivas poderão ser abandonadas. Longe disso, o "novo normal", com todas as exigências de cuidados, promete seguir presente no dia a dia. 

Assim, para promover a segurança na aplicação do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implementou alguns protocolos como a proteção das provas em envelopes plásticos sem contato humano por ao menos 3 meses, a obrigação do chefe de sala de higienizar as mãos antes de distribuir os exames e a disponibilização de álcool em gel no local de prova. 

Para os participantes, o Instituto divulgou o documento "Orientações gerais para prevenção à Covid-19”, no qual contém algumas instruções para os dias de prova, entre elas: 

- Agir preventivamente desde a organização para a prova até a chegada ao local.
- Comparecer ao local de prova com antecedência de uma hora, evitando aglomerações na entrada.
- Permanecer com a máscara no rosto cobrindo a boca e o nariz.
- Levar máscaras reservas.
- Levar seu próprio frasco de álcool líquido ou em gel.
- Manter a distância de 1,5 m dos outros participantes como em filas e idas aos banheiros.
- Não compartilhar itens pessoais como canetas e garrafas de água.
- Higienizar as mãos em qualquer contato com a máscara ou demais itens.

A professora e infectologista Alexsandra Costa reafirmou a importância dos cuidados ao Covid-19 durante a prova do Enem 2021. “Se os participantes seguirem corretamente as medidas de prevenção já conhecidas, teremos a realização de uma prova segura. O essencial é evitar aglomerações, sempre realizar a higienização das mãos com álcool, usar a máscara adequadamente e após 4 horas de uso, se possível, trocá-la”.

Para os participantes que apresentarem sintomas semelhantes aos de Covid-19, como tosse seca e dor muscular generalizada, na semana anterior ou na véspera da prova, a orientação é não comparecer ao local e solicitar reaplicação da prova na Página do Participante. Para a solicitação, é necessário que seja anexado um documento comprobatório da condição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES